Investimentos
Confira alguns tipos de investimento para quem deseja aplicar seu dinheiro
Investir é fundamental para quem pretende assegurar um futuro financeiro. Veja como escolher a melhor forma de aplicação do mercado.
De renda variável a fixa, as opções são diversas e cabem em todos os tipos de perfil de investimento. Investir é fundamental para quem pretende assegurar seu futuro financeiro. Desde pequenas quantias até grandes valores, pensar em como poupar dinheiro e aumentar o rendimento é obrigatório para se construir uma vida sólida e um amanhã mais tranquilo.
Porém, considerando diversos fatores, como a taxa de juros, o poder de compra atual da população, entre outros aspectos, como escolher a melhor forma de investir dentro uma série de opções com diferentes riscos e rentabilidade?
É preciso estar ciente de que, na maioria dos casos, quanto maior o risco (volatilidade da opção que você deseja investir), maior a rentabilidade (potencial de retorno e valorização do capital).
É possível investir de forma mais conservadora e atingir os mesmo ganho de quem o faz de forma mais ousada, a diferença está na variação de tempo para se alcançar tal objetivo. Por isso, é recomendado que seja calculada uma meta de tempo e ganho, para saber exatamente aonde se quer chegar e em qual velocidade se deseja alcançar esse resultado.
Confira alguns tipos de investimento para quem deseja aplicar seu dinheiro
Algumas opções de investimento mais comuns são:
Poupança
Trata-se de um investimento de renda fixa, ou seja, o retorno a partir do valor aplicado é previsível. Não estando sujeita a grandes variações de câmbio ou de juros, é uma forma mais segura de se realizar o investimento, pois o retorno é calculado. Porém, por ser um tipo de aplicação mais conservadora, é também um modo mais lento para se chegar a determinado objetivo financeiro.
Tesouro Direto
É um tipo de investimento na qual se paga determinado valor ao Governo Federal, comprando, assim, um título público que, posteriormente, terá seu valor devolvido ao comprador, acrescido de juros de acordo com o tipo escolhido de investimento. Há tesouros de valor prefixados, pós-fixados e híbridos.
Nos prefixados, tal qual a poupança, você consegue prever o retorno na hora de realizar o resgate, enquanto nos pós-fixados não é possível prever o valor total a ser recebido no fim do período de investimento.
Os híbridos funcionam como um meio-termo entre os dois, tendo uma parte do recebimento fixado na hora da compra e outra sujeita a alterações derivadas da inflação.
Sendo assim, este é um tipo de investimento bastante flexível para a maioria dos tipos de investidores, conferindo uma boa dose de risco calculado para quem opta por eles.
Fundos de Ações
Os ETFs (Exchange Trade Found) são fundos de investimento que buscam fazer aplicações em todas as ações de qualquer índice de referência ligados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Eles podem, por exemplo, ser ligados à IBOVESPA, tendo seu lucro diretamente ligado ao desempenho dela no mercado, tendo, assim, seu retorno completamente atrelado à atuação desses indicadores.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp