Conecte-se conosco

Finanças

Poupança: Observe, analise, planeje e pratique

Separamos aqui algumas dicas e hábitos de consumo que irão ajudar a planejar suas finanças! Confira a matéria para saber mais.

Publicado

em

Para abrir uma poupança, é importante estabelecer objetivos e prazos claros para que as metas a serem atingidas, sejam alcançadas com mais eficiência.

Leia mais: Nubank propõe nova forma de investimento em poupança

Uma poupança pode ser feita para iniciar uma reforma, realizar uma viagem, adquirir um bem ou mesmo financiar uma faculdade, por exemplo.

Além disso, existem outras maneiras de poupar, que não implica somente depositar um valor “x”, em uma conta que renda juros, por um tempo “y”. Confira algumas dicas e hábitos de consumo que irão ajudar a planejar suas finanças!

Hábitos saudáveis na sua rotina financeira

Muito mais que um conceito pontual que envolve sacrifícios, a poupança como um hábito pode fazer suas finanças melhorarem como um todo, gerando um impacto positivo não só em um objetivo financeiro, mas em sua qualidade de vida a longo prazo.

Poupe todos os valores economizados

Uma ótima forma de poupar que foge da regra usual, é possuir uma “poupança flexível”. Nesse conceito, os valores economizados ao longo do mês, podem ser unificados em um montante maior e mais significativo. Para isso, será necessário guardar valores menores, como um cofrinho mesmo.

Trocas econômicas

Para poupar mais, é necessário observar e identificar padrões de consumo que podem ser trocados por opções mais econômicas. Uma boa análise e levantamento do que pode ser modificado, pode revelar uma rentabilidade maior no final do mês.

Nesse sentido, você pode trocar o cartão de crédito atual por uma opção mais vantajosa, como isenção de tarifas e outros benefícios. Ou ainda, cancelar uma assinatura de TV por um serviço de streaming, que pode ser compartilhado com toda a família.

Estude sobre investimentos

Existe, no mercado, uma larga extensão de opções em investimentos. Algumas fintechs, por exemplo, democratizam o acesso a aportes financeiros de forma mais segura e menos burocrática.

Pesquise e estude de forma gradual, opções de investimentos com renda fixa, como: LCI, CDB, Tesouro Direto, etc.

Planejamento financeiro

Poupar pode ser um processo mais natural quando existe um planejamento financeiro. Planejar a vida financeira pode ser um hábito adquirido de forma gradual, com pequenas atitudes mais heterogêneas.

Descentralizar a estrutura usual e encarar o ato de poupar como um conceito mais amplo pode ser fundamental para criar uma relação mais saudável com seus impulsos de compra, padrões de consumo ajudando a melhorar o relacionamento com suas finanças pessoais em longo prazo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS