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Economia

Confira as tendências mais importantes para a Black Friday 2020

Data promocional deste ano vai ser marcada por um retorno às compras digitais, de acordo com pesquisa do Google.

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Black Friday

A Black Friday é um dos dias mais importantes do ano para comerciantes e consumidores. Em 2020, a data deve ser um pouco diferente. O canal digital volta a ter mais importância para as compras, mas o consumo deve encolher, afinal apenas 54% dos brasileiros vão adquirir algo no dia, queda de 8 pontos ante o ano de 2019, segundo pesquisa feita pelo Google

Buscando as melhores condições de compra, seis a cada 10 brasileiros afirmaram estar aguardando o evento para adquirir um produtos que pretende comprar nos próximos seis meses. Entre os principais motivadores para gastar na Black Friday estão:

  • Para 57% dos entrevistados: ter o prazer de encontrar boas ofertas e fazer bons negócios;
  • Para 49% dos entrevistados: comprar algum produto que não puderam adquirir antes por questões financeiras; 
  • Para 51% dos entrevistados: conseguir comprar algum produto que gosta/tem vontade de ter;
  • Para 41% dos entrevistados: fazer alguma reposição.

As 10 categorias com maior intenção de compra foram: celulares (38%), eletrodomésticos (30%), informática (28%), roupas femininas (28%), TV (26%), roupas (24%), eletroportáteis (24%), perfumes (24%), tênis (22%) e móveis (22%). Para 2020, algumas categorias que já eram tendência por conta da pandemia seguem mais fortes, como é o caso dos móveis, brinquedos, games e imóveis. 

Por outro lado, as categorias de passagens aéreas, serviços financeiros e planos de celular perderam relevância.

O ano de 2019 marcou a primeira vez em que as compras feitas nas lojas físicas se igualaram às aquisições por e-commerce, de acordo com uma pesquisa feita pelo Google. Em 2020, por outro lado, o estudo aponta para um retorno aos canais digitais. 

Aproximadamente 40% dos entrevistados vão fazer compras exclusivamente no meio digital, revelando um aumento de 7% ante o ano passado. No entanto, a porcentagem dos consumidores exclusivos das lojas físicas é de 26%, se mantendo estável com relação aos 27% do ano passado. 

Os entrevistados que pretendem comprar em ambos os canais representam 34%. Em 2019, essa porcentagem era de 40%. Porém, independente do canal, 82% dos brasileiros vão fazer pesquisas online antes de adquirir. 

E a procura já começou para 41% dos consumidores. Essa porcentagem sobe para 62% quando somados os entrevistados que declaram começar as pesquisas cerca de um mês antes da data. 

O estudo foi encomendado pelo Google e realizado pelo Provokers com 1500 pessoas de todas as regiões do país, homens e mulheres de 18 a 54 anos, pertencentes às classes ABC e com acesso a internet. A pesquisa considerou o período entre os dias 14 e 21 de setembro de 2020. 

A Black Friday acontece no dia 27 de novembro. 

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