Conecte-se conosco

Concursos e Processos Seletivos

Confira estas 5 dicas para começar a prestar concursos públicos

Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de se organizar para estudar para os concursos. Confira aqui!

Publicado

em

Se você está começando agora a prestar concursos públicos, certamente deve ter dúvidas sobre como lidar com uma rotina de estudos e fazer com que ela resulte no principal objetivo: a aprovação. Nesta matéria, você pode absorver dicas de como programar os estudos. Confira a seguir:

Leia também: Mais de 10 concursos públicos com salários acima de R$ 10 mil

Tenha organização

O primeiro passo deve ser a organização e um planejamento para que você consiga lidar com as demandas do dia a dia. Assim, é necessário definir um tempo disponível para seus estudos, qual o melhor turno e o melhor local.

Trace uma meta

Estabelecer metas é uma das partes mais essenciais para você conseguir alcançar seus objetivos.

Para qual concurso público você quer estudar? Quais os certames similares? Onde você está hoje e onde quer chegar com os estudos? Responda a essas perguntas e defina suas metas.

Fique atento(a) às oportunidades

Nesse contexto, estar sempre bem informado é extremamente importante. Fique ligado nas divulgações de editais, mesmo que não seja do concurso que deseja. Afinal, pode ser que existam outros cargos semelhantes e disciplinas similares à sua.

Neste ano já foram divulgados grandes certames, como por exemplo, o da Controladoria-Geral da União. O concurso da CGU oportunizou 375 vagas para os cargos de Auditor e Técnico Federal de Finanças e Controle. Além disso, outras seleções estão previstas.

Desta forma, ainda que você já tenha escolhido uma prova especifica, é possível em algumas situações conciliar a preparação.

Utilize mais de uma técnica de estudo

Nos dias atuais, o estudante pode se valer de muitas ferramentas para melhorar seus estudos. Pode ser através de PDF’s, videoaulas, resolução de questões, mapas mentais estratégicos, revisão, entre outras técnicas.

Fazer uma variação nas formas de estudo pode ser algo positivo. A notícia boa é todas essas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente na internet.

Ajuste sua rotina sempre que precisar

Manter uma frequência de estudos pode ser extremamente exaustivo. Por isso, ajuste sua rotina sempre que possível, e quando precisar. É possível fazer ajustes e manter seus estudos de forma leve, e continuar com seu espírito de concurseiro.

E uma última dica para aliviar sua jornada: sempre é possível recomeçar e dar continuidade aos estudos. Portanto, não desista!

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS