Conecte-se conosco

Investimentos

Confira estas dicas e saiba como investir em uma microfranquia

Está pensando em empreender, mas não sabe como? Conheça as microfranquias e confira estas dicas que podem lhe ajudar na hora de investir nelas.

Publicado

em

Para aqueles que possuem desejo em empreender, mas ficam receosos devido as dificuldades, custeio, e afins, a tecnologia trouxe uma nova forma que são as microfranquias digitais, que pode ser menos complexa e com menos dificuldades da estrutura, visto que, muita coisa pode ser realizada em casa.

No entanto, é imprescindível que você saiba que todo empreendimento necessita de muito trabalho para dar frutos, então confira nossas dicas.

Veja também: 4 dicas essenciais para empreender com marketplaces

Saiba mais sobre microfranquia digital

As microfranquias chegaram ao mercado como uma alternativa trazida pelo aumento exponencial do empreendedorismo digital, e que se tornou uma opção para aqueles que desejam empreender em meio a crise econômica vivida pelo Brasil.

Aproximadamente 557 redes brasileiras podem ser consideradas microfranquias, e o mercado sente que existe uma tendência nesse crescimento, visto que o investimento é baixo, e os investidores recebem um bom retorno financeiro, segundo os informes da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo Caio Ito, consultor do SEBRAE, fazer investimento em uma franquia é um caminho bom para aqueles que estão começando a empreender, visto que o modelo já foi testado e aprovado pelo público.

Microfranquia digital: o que é?

São franquias de pequeno porte voltadas para o mercado digital, ou seja, elas possuem um modo de trabalho home office, como por exemplo, as agências de marketing digital.

Esse negócio é legalizado pela Lei 8955/94 que dispõe sobre os contratos de franquias e assuntos relacionados. Visto que se trata de um investimento baixo e em formato digital, os especialistas dizem que as microfranquias são perfeitas para aqueles empreendedores iniciais, visto que, eles não necessitam investir em um capital maior na adesão da franquia e nem necessita de custos de manutenção, pois não há espaço físico.

Se você tiver notado que o seu trabalho home office é produtivo, tornar-se um franqueado de uma microfranquia digital é um passo muito interessante para você, visto que o trabalho em casa significa possuir horários flexíveis e para isso é preciso ser organizado com seus prazos e metas.

Os segmentos que possuem um maior crescimento dentro deste contexto digital são Comunicação, Informática e Eletrônicos, que chegaram a um faturamento de aproximadamente R$1.360 milhões nos primeiros seis meses de 2021.

Eaí, está pensando em investir? Se sim, antes, confira os tópicos abaixo.

Como investir em uma microfranquia digital?

Caso você tenha o desejo e disposição para evoluir através do seu trabalho, obter uma microfranquia digital pode ser uma opção para você.

Visando efetuar uma franquia de baixo custo, será necessário que você realize processos semelhante ao de franquias maiores, porém, mais rápidas e acessíveis:

• Entre em contato com a franqueadora para conhecer mais a empresa: leia atentamente o COF; é importante que você conheça e tenha experiência na área de atuação da empresa;  pesquise o que seu público-alvo deseja e procura; fique sempre atento às taxas de franquia, royalties e publicidade; tenha um planejamento de estratégia de marketing com o intuito de fidelizar clientes e ter boas vendas;

• Se por acaso o negócio valer a pena para você, feche-o;

• É interessante você participar do treinamento ofertado pela empresa, o que irá lhe dar um suporte para te ajudar na rotina do negócio, principalmente no início;

• Tenha um bom planejamento de marketing para divulgar a abertura de sua franquia.

A importância de atentar-se as necessidades dos clientes

Se você deseja atrair clientes, é importante que você conheça seu público-alvo, realizando um estudo de mercado no território que você irá atuar. Se após o estudo, você conseguir identificar que perfil de clientes você deseja atrair, logo, você irá conseguir fazer uma pesquisa de mercado satisfatória e garantida para o seu sucesso!

Boas estratégias de marketing

Como o nome já diz, uma franquia digital, permite que o relacionamento com seus clientes, seja através da tecnologia. Então, o marketing pode ser uma boa maneira de atrair clientes e manter um bom relacionamento com os mesmos.

Afinidade com a área de atuação

Especializados em franquia, sugerem que você já tenha trabalhado na área ou que pelo menos, conheça o ramo da microfranquia que você deseja investir, o que é um pontinho a mais para a garantia de seu sucesso.

 

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS