Conecte-se conosco

Agronegócio

Confirmada doença de Newcastle em frango no RS

Caso ocorreu em Anta Gorda.

Publicado

em

O Ministério da Agricultura confirmou, em nota, a detecção de um foco da doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de avicultura de corte em Anta Gorda, Rio Grande do Sul. A doença de Newcastle é uma infecção viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sintomas respiratórios seguidos de manifestações nervosas.

O estabelecimento foi interditado, e o Ministério, junto com o órgão estadual, aplicará procedimentos de erradicação, incluindo o abate sanitário das aves e a desinfecção do local. A pasta destacou que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) continua seguro e sem contraindicações.

Com a confirmação, as exportações de frango do Brasil provavelmente enfrentarão embargos temporários e parciais. O protocolo sanitário para a doença de Newcastle é similar ao da influenza aviária de alta patogenicidade, já que ambas as doenças estão sob o mesmo programa de contingência.

Países que suspendem temporariamente as importações em casos de gripe aviária tendem a fazer o mesmo em relação às exportações de frango do Rio Grande do Sul até que o foco da doença seja completamente erradicado. Entre esses países, fontes indicam que Japão e China são os mais propensos a impor restrições.

Ministério da Agricultura

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil alcançará 100 novos mercados abertos para produtos do agronegócio até o fim deste ano.

“Já estabelecemos um recorde absoluto com a abertura de 78 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros em 2023. Este ano, já abrimos 72 novos mercados e certamente atingiremos a marca de 100 até o final do ano”, declarou Fávaro durante uma reunião da indústria de alimentos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dia 16.

Durante o encontro, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) anunciou um investimento de R$ 120 bilhões no setor até 2026.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS