Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça 10 plantas frutíferas para plantar em apartamentos

Abacateiro, pé de acerola e goiabeira são alguns exemplos de árvores frutíferas fáceis de serem cultivadas.

Publicado

em

Se você mora em apartamento e deseja cultivar plantas frutíferas em casa, separamos uma seleção de espécies que pode te ajudar na hora de escolher o que plantar.

Além de ter o prazer de consumir uma fruta que você cultivou, estas plantas purificam o ar e umidificam o ambiente.

Para realizar o cultivo, o recipiente deve ter 50 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de altura. Esse é o tamanho suficiente para comportar um grande volume de terra, necessário para o plantio correto das plantas. Além disso, deve-se atentar no lugar onde cada planta deverá ser colocada, pensando na ventilação e iluminação que ela deve receber. Prefira sempre locais como varandas, sacadas ou terraços.

Leia mais: 10 vegetais para você plantar em casa

Abaixo, separamos algumas opções:

  • Jabuticabeira

Planta frutífera que se desenvolve muito bem em vasos, chegando até dois metros de altura, sendo ideal para varandas. É uma planta muito resistente a temperaturas baixas, mas gosta do sol, e, no verão, exige regas diárias.

  • Amoreira 

 Lindas e saborosas, elas trazem consigo um doce sabor de infância. As amoras possuem diversas propriedades medicinais. O fruto da amoreira é considerado anti-inflamatório, cicatrizante e até mesmo antioxidante. Além disso, as amoreiras se desenvolvem bem em ambiente de clima ameno e úmido.

  • Morangueiro

O morango se adapta melhor como planta pendente. Por isso, não há como plantar morango em vaso pequeno demais. Além disso, o morangueiro gosta de água todos os dias, por isso, deve-se manter a terra sempre úmida.

  • Cerejeira

A cerejeira deve ser regada diariamente, pois a planta necessita de sol em maior quantidade. Ela pode ser podada conforme a espécie. A cereja doce nasce nos brotos novos e para aumentar a frutificação, é indicado a diminuição do tamanho do broto. A cereja azeda nasce nos galhos do ano anterior, a dica é podar os brotos no verão para melhorar a frutificação.

  • Limoeiro

Facilmente adaptável, o limoeiro desenvolve-se bem em regiões mais frias, mesmo sendo uma árvore que gosta de sol. O ideal é regar a planta duas vezes por semana. Por ser uma árvore mais rústica, o limoeiro se adapta muito bem ao cultivo em quintais.  

  • Laranjeira

A laranjeira gosta de sol pleno ou meia-sombra, sua floração ocorre entre a primavera e o verão e as frutas se dão no outono. É necessário regar a espécie três vezes por semana. Além disso, o vaso deve possuir um bom sistema de drenagem para que as raízes não apodreçam.

  • Goiabeira

A goiabeira, dificilmente, consegue se desenvolver em locais mais frios, a espécie necessita de um local com ventilação, além disso, a exposição ao sol constante é necessária para o crescimento saudável da planta.

  • Pitangueira

A pitangueira necessita de sol e muitas regas diárias. Ela se desenvolve melhor em regiões de clima quente e úmidos, ideais para que a espécie produza frutos suculentos e saborosos.  

  • Romãzeira

Primeiro, para que a romãzeira dê frutos saborosos é necessário que haja uma boa adubação do solo. Além disso, a árvore exige sol direto e as regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco.

  1.  Aceroleira

A aceroleira necessita de vasos maiores para seu cultivo. É uma planta adaptável, mas que prefere calor. Além disso, é ideal que sejam feitas regas frequentes.

Agora chegou a hora de deixar a sua varanda ainda mais diversa! Para fazer o plantio, será necessário ter os materiais apropriados e fazer a rega necessária para que as plantas cresçam de maneira saudável.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS