Conecte-se conosco

Automobilística

Conheça 3 hábitos comuns que podem comprometer seu carro

Quem tem carro costuma aprender alguns hábitos que parecem facilitar um pouco o dia a dia, mas que podem ser muito prejudiciais aos veículos.

Publicado

em

Carro danificado quando exposto ao sol

Todo motorista sabe que há alguns hábitos que muitas vezes passam de geração para geração ou que aprendemos e seguimos fazendo como se fossem coisas boas. Porém, muitas dessas ações são feitas de forma equivocada e podem prejudicar o funcionamento do veículo.

Por mais que a intenção seja boa, alguns desses comportamentos podem comprometer os componentes dos carros, causando certos prejuízos e provocando reparos que poderiam ser evitados.

Além disso, alguns hábitos podem influenciar a mecânica do veículo, colocando em risco a segurança do condutor e dos passageiros. Trouxemos alguns exemplos. Veja:

1 – Segurar o carro com a embreagem

Muitos motoristas seguram o carro no aclive apenas com a embreagem, o que pode gerar um grande prejuízo financeiro. Isso porque o platô sofre com o escorregamento com o disco, aumentando o desgaste. Dessa forma, a vida útil desses componentes acaba sendo menor, e só quem já precisou consertar a embreagem sabe que o quanto isso não é nada barato.

O recomendado, nestes casos, é que os motoristas utilizem o freio de mão, que além de poupar os componentes, ainda é mais seguro, pois evita que o carro deslize no aclive.

2 – Colocar água da torneira no radiador

Ter uma rotina de verificação do nível de arrefecimento do motor é algo recomendável, ainda mais para quem tem carros com uma quilometragem alta. Porém, o problema está na hora de completar o reservatório.

Muitas pessoas completam o nível do radiador com água da torneira, o que pode ser muito prejudicial ao veículo. Isso porque a água da torneira pode corroer e entupir a tubulação interna do veículo, além de diminuir a temperatura de ebulição.

A maioria dos modelos de veículos recomenda completar o recipiente com água destilada ou desmineralizada, junto ao aditivo que mais combina com o modelo de veículo do condutor.

3 – Dirigir no ponto-morto

Muitas pessoas acreditam que colocar o carro em ponto-morto em uma ladeira acaba economizando combustível, porém, além de não ser verdade, essa prática pode comprometer a segurança dos viajantes e danificar componentes do veículo.

“Colocar o câmbio em neutro, na verdade, faz o carro gastar mais combustível do que se estivesse engrenado. O sistema de injeção é calibrado na fábrica para entrar em modo de baixo consumo, assim que você tira o pé do acelerador com o veículo engrenado. Isso faz com que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo girando”, explica Edson Orikassa, diretor executivo da AEA.

Além disso, esta é uma prática muito perigosa, ainda mais quando se está em serra, por exemplo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS