Agronegócio
Conheça 4 MARAVILHOSOS MOTIVOS para você consumir o saboroso figo!
Rico em fibras, o figo traz vários benefícios para a saúde do organismo e pode ser consumido diariamente. Veja detalhes!
O figo é o fruto da figueira (Ficus carica), árvore pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. O fruto é consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos, e se destaca por sua versatilidade, além do sabor peculiar. Trata-se de uma fruta com ótimas quantidades de fibras.
Além disso, o figo também contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que combatem as radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce.
O figo de casca roxa e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm um sabor levemente adocicado e são geralmente encontrados em supermercados, feiras e mercados municipais. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas. Além disso, as folhas da figueira, a árvore que produz o figo, também pode ser usada no preparo de chás.
Sendo assim, acompanhe 4 benefícios que o consumo da fruta proporciona para a saúde.
-
Combate a prisão de ventre
O figo tem boas quantidades de fibras, que contribuem para o transito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Além disso, o figo também contém propriedades bactericidas e antioxidantes, e, por isso, estimula a produção das bactérias benéficas do intestino.
-
Ajuda a prevenir e controlar a diabetes
Mais uma vez as fibras presentes no figo ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar no organismo, equilibrando os níveis de glicose e insulina no sangue.
-
Diminui colesterol e triglicerídeos
O figo é rico em fibras, bem como, flavonoides e carotenoides, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
-
Pode ajudar a evitar a osteoporose
A fruta também contém cálcio, fósforo e magnésio em sua composição, minerais que participam da formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteopenia e osteoporose.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking