Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar da madressilva? Conheça essa planta muito atrativa

De formato peculiar e cheiro muito agradável, a madressilva é uma planta pouco exigente e de fácil cultivo. Saiba mais detalhes!

Publicado

em

De formato baste peculiar, as flores da madressilva nascem brancas e envelhecem amarelas, enchendo de perfume o local onde estão plantadas. Trata-se de uma trepadeira de fácil cultivo e propagação, sendo pouco exigente com relação ao solo. É comumente encontrada em seu estado espontâneo na região Sul do país, revestindo cercas, muros, pérgolas, treliças e caramanchões. Dentre os cuidados básicos demandados pela planta estão as regas periódicas e podas esporádicas. Acompanhe as principais dicas para o cultivo da madressilva.

Plantio

O plantio pode ser feito tanto em vasos quanto diretamente no chão, de preferência em uma mistura de terra, areia e composto orgânico (ou húmus de minhoca). No caso dos vasos, escolha um recipiente de bom tamanho e profundidade e atente para montar uma boa camada de drenagem no fundo. Coloque pedriscos e argila expandida e só depois preencha com o substrato.

Feito isso, é só realizar a transplantação da muda de madressilva. Nos primeiros dias, é importante que as regas sejam feitas com mais regularidade, depois, pode-se diminuir gradativamente. Verifique como está o vaso ou o solo da planta, se estiver seco, regue, mas é extremamente importante que ele nunca fique encharcado. Isso pode favorecer o apodrecimento das raízes e prejudicar o bom desenvolvimento da espécie.

Com relação às condições de luminosidade, o ideal é que fique à meia sombra ou em espaços mais frescos, já que o sol de alta intensidade pode queimar as folhas da planta.

Curiosidades

Além se seu caráter ornamental, a madressilva possui propriedades medicinais. As folhas dessa espécie têm características antitérmicas e anti-inflamatórias e a água aromática destilada de suas flores combate vômitos e espasmos.

Outra curiosidade sobre essa trepadeira é que suas flores podem ser consumidas, servindo como ingrediente para a fabricação de sorvetes.

Seu cheiro muito intenso e peculiar, é outro fator que chama a atenção, vez que tem significativo potencial para aromatizar ambientes e deixar a casa mais aconchegante.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS