Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a suculenta rosinha-de-sol e aprenda a cultivar essa espécie

Muito utilizada na ornamentação de ambientes, essa peculiar plantinha também possui fins medicinais. Saiba mais!

Publicado

em

Você já ouviu falar da suculenta Rosinha de sol? Pertencente à família Aizoaceae, a Aptenia cordifolia é uma herbácea suculenta, originária da África, muito utilizada na ornamentação de ambientes. 

Essa suculenta rasteira possui flores delicadas que dão um charme a mais na espécie. Elas costumam aparecer na primavera e são abundantes até no verão, podendo resistir ao inverno. Bem pequenas e finas, suas flores possuem muitas pétalas, com variação de cores, como roxo e rosa.

As rosinhas-de-sol, apesar de serem espécies rasteiras, são encontradas em diversos locais para aprimorar a decoração de um ambiente. Muito utilizada de forma suspensa, ou até mesmo em mesas de centro, essas plantinhas conseguem deixar o seu ambiente mais aconchegante. 

Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais cuidados ao cultivar a Rosinha-do-sol e quais seus usos. Confira!

Reprodução: Freepik

Veja como cultivar rosinha-do-sol da maneira correta

Solo 

Para cultivar essa espécie, é necessário que o solo seja arenoso e rico em matéria orgânica. Caso você decida cultivá-la em solo argiloso, é necessário adicionar elementos secos, como cascas e areia para que a planta se desenvolva bem.

Clima 

A rosinha-do-sol deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Essa espécie se desenvolve bem em regiões de clima tropical, subtropical, oceânico, equatorial, temperado. Ela é tolerante ao frio, mas não geadas, e para que a floração aconteça, o ideal é deixá-la em exposição ao sol pleno.

Rega 

Em relação as regas, elas devem ser esporádicas, irrigando somente quando o solo estiver completamente seco. O solo encharcado causa o apodrecimento da planta. Dessa forma, faça regas moderadas no verão e escassas no inverno, de 15 em 15 dias nas estações mais frias.

Adubação 

Quanto a adubação, é necessário fazer de forma regular. Utilize fertilizantes que contenham fósforo, pois auxilia no crescimento das flores. Realize de 2 em 2 meses.

Propagação

A rosinha-do-sol multiplica-se tanto por sementes quanto por estacas.

Uso 

Para quem não sabe, além de muito utilizada na ornamentação, a Aptenia cordifolia é usada também para fins medicinais, como anti-inflamatório, curativo (cataplasma) e desodorizante. Seus caules e folhas quando queimados são aplicados às articulações doloridas. Entretanto, antes de iniciar qualquer tratamento, procure um profissional da área.

Agora que você conhece mais sobre essa espécie, que tal inserir a rosinha-do-sol na sua decoração?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS