Automobilística
Conheça as novas regras para o uso do insulfilm e evite receber multas
Evite receber uma multa por infração grave, conheça as regras do uso do insulfilm, que vão desde a sua instalação até seu uso.
O uso do insulfilm possui novas regras e o não cumprimento delas pode levar à aplicação de multa e, até mesmo, à apreensão do carro. A infração é considerada como grave.
Essa exigência vai desde de a instalação até o uso da película insulfilm. Para aqueles que deixarem de obedecer as novas regras, a multa será no valor de R$ 195,23, fora a penalidade de receber cinco pontos na Carteira de Habilitação Nacional (CNH) por infração grave.
Quais são as novas regras?
As mudanças para o uso da película foram feitas segundo a resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Uma delas condiz mais com a instalação incorreta. Será proibido que haja bolhas de ar na película na área de visão do motorista ou em outras áreas que possam comprometer a visão e, consequentemente, a direção segura do veículo. Ou seja, vidros laterais dos bancos dianteiros e para-brisa.
A quantidade de luz mínima que é permitida agora é outra. Anteriormente a essas mudanças, a porcentagem de luz permitida não podia ser inferior a 75% para películas incolores e 70% para coloridas, com a mudança, agora não poderá ser inferior a 70% para qualquer uma das duas.
Isso para as partes que inferem na visão do motorista. Para as laterais e vidro traseiro, a porcentagem de luminosidade mínima permitida continua a mesma, ou seja, 28%.
É proibido o uso de insulfilm que bloqueie totalmente a passagem de luz em qualquer um dos vidros do veículo. Tais como fosco ou refletivo. Pode haver a proibição das películas não reflexivas no para-brisa e nas janelas laterais frontais em alguns casos específicos.
Essas novas regras, impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), prezam pela segurança do motorista, passageiros e pedestres!

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia23 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira12 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos