Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça as peculiaridades da cyclamen, a planta que traz mais aconchego para a sua casa

Saiba como cuidar das plantinhas desse gênero, que têm se tornado cada vez mais populares entre os amantes da jardinagem.

Publicado

em

O Cyclamen trata-se de um gênero que compreende diferentes espécies de plantas. Graças a sua beleza e versatilidade, elas tornaram-se populares em quase todo o mundo, e hoje, podem ser facilmente encontradas. Em geral são baixas e rasteiras, atingindo cerca de 20 cm de altura, e se espalham em pequenas moitas. Seu cultivo pode ser feito em vasos, no interior de residências, já que são muito delicadas.

Sua floração é especialmente bela, e ocorre, geralmente, no inverno. Além disso, são plantas perenes, e com os cuidados adequados, proporcionarão aconchego à sua casa por bastante tempo. Acompanhe algumas dicas para cultivo das Cyclamen.

Plantio

Além de encantadora, é uma planta de fácil trato. As mudas podem ser encontradas em qualquer viveiro, floricultura ou loja especializada. Opte pelas mais saudáveis e bonitas.

Vaso e substrato

O ideal é que se faça a transplantação das mudas para vasos. Desse modo, escolha um recipiente que apresente orifícios de drenagem. É importante também colocar pedriscos ou argila expandida no fundo, justamente para evitar que a água fique empossada. O substrato tem que ser rico em matéria orgânica. Assim, misture terra, adubo e casca de pinus. Para adubar, utilize fertilizantes como o NPK 4-14-8.

Iluminação

Trata-se de uma planta de meia sombra, que prefere ambientes mais frescos e ventilados. Por isso, o mais indicado é deixa-la em locais sem incidência de luz solar direta.

Regas

As regas devem ser feitas com abundância, porém não encharque a terra. Basta deixa-la levemente úmida. A rega deve ser feita durante a manhã, ou após o pôr do sol, e nunca durante a hora mais quente do dia. Isso pode queimar a planta.

Adubação

Plantas cultivadas em vasos merecem maior atenção nesse sentido, já que dispõe de menos nutrientes à disposição em comparação com plantas que crescem diretamente no solo. Por isso faça a adubação periodicamente. Isso vai favorecer o desenvolvimento da sua plantinha, bem como a floração, deixando-a menos suscetível a pragas e outras doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS