Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas carnívoras: saiba quais os benefícios de ter uma em casa

As espécies atraem e digerem suas presas para retirar delas os nutrientes. Apesar da característica “agressiva”, as plantas costumam ser bastante delicadas. 

Publicado

em

As plantas carnívoras, também conhecidas como plantas insetívoras, ocorrem, em sua maior parte, nas regiões tropicais e subtropicais. São seres que aprenderam a se adaptar bem a solos com poucos nutrientes.

Em virtude disso, apresentam importantes mecanismos que auxiliam na complementação nutricional. As plantas carnívoras, portanto, “capturam” pequenos seres vivos para complementar os nutrientes de que elas necessitam. Assim, essas plantas atraem, prendem e digerem suas presas para retirar suas vitaminas.

Apesar dessa característica nos dar a ideia de que as plantas carnívoras são seres de aparência “agressiva”, que atacam suas presas, isso não condiz com a realidade, já que as insetívoras são, em sua maioria, plantas de pequeno porte, bastante delicadas. 

Por isso, podem ser utilizadas de diversas formas e com inúmeras funções. Acompanhe os principais benefícios de ter uma planta carnívora em casa.

Benefícios de ter uma planta carnívora  

  • As plantas carnívoras podem ser utilizadas na ornamentação do ambiente, já que muitas possuem aspectos exótico e delicado;
  • Essas plantas também realizam fotossíntese, contribuindo desse modo para purificar o ar do local onde se encontram;
  • As plantas podem ser utilizadas para fazer o controle biológico em locais onde existe grande quantidade de insetos, como moscas e mosquitos;
  • Algumas plantas carnívoras, como as orvalhinhas, possuem até mesmo propriedades medicinais, e são capazes de combater e evitar alguns tipos de doenças, entre elas, o câncer;
  • Em geral, as insetívoras são plantas de fácil cultivo, contudo, requerem cuidados básicos do cultivo tradicional, como boas condições de luminosidade, regas, substrato e adubação apropriados;
  • As mudas podem ser encontradas no Brasil em viveiros, floriculturas ou lojas especializadas;
  • Cuidar de uma planta carnívora é quase uma terapia, e proporciona bem-estar, além de aliviar a ansiedade e o estresse.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS