Automobilística
Conheça as penalidades para proprietários de veículos que não pagarem o IPVA em 2023
Os estados já disponibilizaram as formas de pagamentos da taxa do IPVA. Entenda o que pode acontecer se o proprietário do veículo não efetuar o pagamento do imposto.
O começo de um novo ano é marcado por diversas responsabilidades financeiras, como o pagamento de impostos anuais como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A cobrança deste imposto é de responsabilidade dos estados, ou seja, cada unidade federativa define a alíquota e as formas de pagamento.
Em 2023, o estado do Ceará, por exemplo, disponibilizou o parcelamento do IPVA em até 5 vezes e um desconto de 5% para pagamento à vista. Os proprietários dos veículos devem ficar atentos quanto aos vencimentos e o prazo para a quitação, pois o não pagamento resulta em penalidades.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é conhecido pelos brasileiros como um dos impostos mais altos e que precisa ser bem programado para que seu pagamento não gere prejuízos nas finanças. Em 2023, esse valor será ainda maior, pois a Secretaria da Fazenda informou que o imposto sofreu reajuste de 8,93%.
Esse reajuste é reflexo da inflação atípica sob veículos no último ano, causada pela falta de insumos no Brasil. A alta do dólar frente ao real também impactou no reajuste.
Mas o que acontece caso o proprietário não pague o IPVA?
O proprietário que não efetuar o pagamento do imposto dentro do prazo estabelecido terá seu valor acrescido de juros que aumentam a cada dia de dívida em aberto. Além disso, o proprietário de veículo que não pagar a taxa pode ter seu nome na Dívida Ativa do estado, conhecido popularmente como “nome sujo” ou negativado.
O pagamento da taxa do IPTU é um dos requisitos para emitir o Certificado de Registo e Licenciamento do Veículo (CRLV). Portanto, se o imposto não for quitado, o proprietário poderá ser multado e ter seu carro apreendido pela ausência do licenciamento do veículo.
A taxa é de caráter obrigatório a todos os proprietário de veículos, como carro, moto, van, caminhão ou micro-ônibus. A arrecadação visa custear as despesas dos estados em melhorias em obras e serviços nas estradas e rodovias. Cada estado define COMO deverá ser utilizado o dinheiro arrecadado com o imposto do IPVA.

-
Tecnologia1 dia atrás
Anatel muda as regras: todas as ligações no Brasil serão autenticadas
-
Moedas16 horas atrás
Essas três moedas de 5 centavos podem valer até R$ 430; veja quais são
-
Tecnologia1 dia atrás
PROTEJA-SE! Saiba como funciona o golpe do ‘Pix errado’ para não cair nessa
-
Cotidiano2 dias atrás
Couvert artístico e os 10% do garçom: o que o cliente é realmente obrigado a pagar
-
Empresas2 dias atrás
Banco brasileiro supera a Apple em vendas de iPhones
-
Finanças2 dias atrás
Pix no crédito? Veja como usar a função e se vale a pena
-
Finanças2 dias atrás
CNH bloqueada por dívida: veja em quais casos isso pode acontecer
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Pejotização em debate: entenda por que o STF parou milhares de ações trabalhistas