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Economia

Conheça as situações que podem suspender seu benefício do INSS

Benefício da aposentadoria pode ser suspenso. Saiba quais as situações que podem levar a este problema e como resolver a situação.

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Após anos de trabalho, chega o momento tão sonhado por muitos brasileiros: a aposentadoria. No país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante o benefício, no entanto, o que poucas pessoas sabem é que ele pode ser suspenso, gerando enormes transtornos.

São, aproximadamente, 35 anos de contribuição e muito trabalho para conseguir chegar a esta nova fase, época de relaxamento e tranquilidade. Enfrentar um problema com o benefício nesse momento da vida pode ser um transtorno e tanto para os aposentados.

4 situações que podem levar à suspensão do benefício

  • Faltar às perícias médicas periódicas: o benefício pode ser suspenso quando, em caso de aposentadoria por incapacidade permanente ou de auxílio por incapacidade, o beneficiário deixa de comparecer na perícia médica;
  • Deixar de comparecer à prova de vida: neste caso, também pode ocorrer a suspensão da aposentadoria ou da pensão por morte;
  • Não fazer o processo de reabilitação: em caso de aposentadoria por incapacidade permanente e de auxílio por incapacidade temporária, é necessário fazer esse processo, caso ele não seja realizado, o benefício poderá ser suspenso.
  • Não atualizar o CadÚnico: o benefício BPC-LOAS pode ser suspenso por falta de atualização do Cadastro Único.

Meu benefício foi suspenso! E agora?

Em caso de benefício suspenso, o primeiro passo para reverter esta situação é descobrir o motivo que causou esta descontinuação. Identificada a razão, é hora de solicitar a reativação do benefício no INSS entrando no site do Meu INSS.

Clique no ícone “Novo Pedido” e digite o nome do benefício que deseja. Na lisa, selecione o nome do benefício e, então, siga as instruções que aparecerão na tela.

Após seguir esse passo a passo e solicitar a reativação do benefício, acompanhe o processo para receber a resposta acessando o mesmo site, “Meu INSS”. O tempo estimado é de 30 dias corridos.

Para mais informações ou dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

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