Finanças
Conheça o novo golpe do FGTS e aprenda a se defender dele
O saque extraordinário do FGTS vem crescendo os olhos dos golpistas. Veja algumas formas de não cair nesse tipo de crime.
Muitos criminosos se aproveitam dos benefícios do Governo para conseguir dinheiro fácil, e com o saque extraordinário do FGTS não tem sido diferente. Os golpistas tentam enganar os beneficiários de diversas formas diferentes, e há alguns métodos novos agora, então, é bom estar atento.
O saque extraordinário assiste os trabalhadores que não optaram pelo saque aniversário. Ele foi criado durante a pandemia da covid-19, permitindo que os segurados retirassem até R$ 1 mil do Fundo de Garantia uma vez por ano.
Durante a pandemia, esse dinheiro fez muita diferença para quem acabou tendo algum prejuízo financeiro, mas para algumas famílias acabou sendo um pesadelo. Isso porque os golpistas deram um jeito de tomar esse valor.
Entre os principais métodos utilizados por eles para atrair as vítimas está o phishing, que quer dizer “pescar” as vítimas. Para isso, eles enviam mensagens via WhatsApp ou e-mail das vítimas dizendo que elas ganharam uma certa quantidade de dinheiro.
Quando a vítima entra no link enviado, ela é encaminhada para outra página, onde há um formulário solicitando alguns dados pessoais para que o dinheiro possa ser liberado. Assim, de posse dos dados preenchidos, os criminosos invadem a conta do FGTS e, quando conseguem, sacam todo o valor disponível.
Outro método é quando os criminosos se passam por um funcionário de alguma instituição que não existe, mas que no contexto da conversa parece ser bem séria. Nessa conversa, eles dizem à vítima que ela tem um dinheiro disponível para saque, mas que para ser liberado é preciso do depósito de uma quantia de dinheiro.
Nenhuma instituição financeira faria uma proposta como essa para seus clientes, pois a prática de depósitos antecipados para liberação de dinheiro é proibida pelo Banco Central, no entanto, diariamente pessoas caem neste golpe.
Por isso, é preciso tomar cuidado com esse tipo de abordagem, pois os criminosos estarão sempre tentando novos golpes, mas você precisa estar atento para não cair em nenhum deles. Veja abaixo como se prevenir.
Não clique em links desconhecidos
Sempre cheque bem o link antes de clicar, e se tiver recebido essa mensagem de números ou e-mails desconhecidos, não clique. Muitas vezes os bandidos conseguem roubar seus dados só de clicar nestes links.
Além disso, sempre que receber algo do tipo, bloqueie e denuncie a conta, para dificultar golpes dos criminosos também em outras pessoas.
Qualquer dúvida que tiver, procure as instituições
Sempre que tiver dúvidas sobre o FGTS ou qualquer outro assunto de benefícios do Governo, vá até uma instituição conhecida para se informar. Instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil com certeza conseguirão lhe informar sobre algumas dúvidas.
Você pode também acessar o site do Banco Central para pesquisar nomes de instituições que são credenciadas e podem lhe ajudar ou mesmo baixar o aplicativo do FGTS para tirar suas dúvidas por lá.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp