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Automobilística

Conheça o Renault Zoe, 1° carro elétrico a ser vendido no Brasil

Apesar de não ter sido um sucesso de vendas, o Renault Zoe foi o primeiro carro elétrico do Brasil.

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A popularização dos carros elétricos no Brasil tem sido um processo gradual, com muitas inovações tecnológicas e mudanças no mercado automotivo.

Mas você sabe qual foi o primeiro carro elétrico vendido no varejo brasileiro? Vamos explorar essa história fascinante e entender como começou a revolução dos veículos elétricos no país.

Renault Zoe, o primeiro carro elétrico em solo brasileiro – Imagem: H.E. Group Ltd/Shutterstock

A história dos carros elétricos no Brasil

A história dos carros elétricos no Brasil remonta ao final do século XIX, com várias tentativas ao longo do século XX. Um exemplo notável foi o Gurgel Itaipu, apresentado no Salão de São Paulo em 1974 e fabricado entre 1981 e 1982.

Outro exemplo foi o Eletrobras, desenvolvido na década de 1990 e apresentado ao público em 1994. No entanto, esses veículos não foram comercializados em larga escala no varejo.

Renault Zoe: o pioneiro

O primeiro carro elétrico vendido no varejo brasileiro foi o Renault Zoe. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o Renault Zoe marcou um marco significativo ao ser o primeiro automóvel elétrico disponibilizado diretamente ao consumidor no mercado nacional.

Até então, os veículos elétricos eram oferecidos principalmente para empresas e projetos especiais.

Características do Renault Zoe

O Renault Zoe chegou ao Brasil com uma configuração impressionante para a época. Equipado com uma bateria de 41 kWh composta por íons de lítio, o Zoe prometia uma autonomia máxima de 300 km em ciclo WLTP.

Seu motor elétrico de 92 cv de potência e torque de 22,5 kgfm proporcionava uma experiência de condução eficiente e silenciosa.

O preço inicial era de R$ 149.990,00, o que, apesar de elevado, refletia a inovação tecnológica do modelo.

Desafios e desempenho no mercado

Embora o Renault Zoe tenha sido pioneiro, suas vendas no Brasil não foram tão expressivas quanto esperado.

A combinação de um preço elevado e a falta de infraestrutura de recarga adequada limitou a adoção em massa. Mesmo assim, o Zoe manteve um papel crucial na introdução dos veículos elétricos no mercado brasileiro.

Evolução e substituição

Em 2021, o Renault Zoe foi atualizado com uma bateria de 50 kWh, aumentando a autonomia para 385 km, e um motor de 135 cv. No entanto, essas melhorias não foram suficientes para impulsionar significativamente as vendas.

Em setembro de 2023, a Renault decidiu descontinuar o Zoe no Brasil, substituindo-o pelo Megane E-Tech, uma nova aposta da montadora francesa no segmento elétrico.

Outros modelos pioneiros

É importante mencionar outros modelos que contribuíram para a história dos carros elétricos no Brasil. O BMW i3, lançado em 2014, e o Nissan Leaf, introduzido em 2012 para projetos experimentais, também desempenharam papéis importantes.

Embora não tenham sido os primeiros no varejo, ajudaram a pavimentar o caminho para a eletrificação automotiva no país.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

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