Conecte-se conosco

Saúde

Conheça os benefícios da chia para sua saúde e emagrecimento

Semente de chia pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, além de trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

A chia é uma planta versátil e fácil de ser introduzida na alimentação do dia a dia, além de trazer diversos benefícios para a saúde. Por conta dessas características, a semente se popularizou como grande aliada na perda de peso.

A seguir, conheça os benefícios desse incrível alimento que teve origem na Colômbia e no México, segundo pesquisas de especialistas.

Como a chia pode ajudar no emagrecimento

Por ser rica em proteínas e possuir boa qualidade de fibras dietéticas, a chia faz parte da dieta de muitas pessoas que querem perder peso. Ela também ajuda bastante no funcionamento do intestino, pois é rica em fibras, minerais, ômega 3 e aminoácidos.

De acordo com a nutricionista Izabella Frattezi, quando ingerida, ela “entra em contato com a água e pode absorver até 10 vezes o seu peso em líquido, criando uma espécie de gel, que retarda o esvaziamento gástrico, auxiliando na redução do apetite e contribuindo no processo de saciedade”.

Ômega 3

Esse é um dos elementos que fazem a semente ser tão boa para a saúde. Segundo o nutricionista e doutor em Fisiologia Humana e Biofísica, Ricardo Zanuto, o ômega 3 “é um importante ácido graxo anti-inflamatório. Ele auxilia no processo de recuperação de diversas células do organismo, por fazer parte da estrutura delas”.

Sua ingestão também pode ajudar na diminuição do colesterol, na regulação da pressão arterial e na produção de hormônios relacionados ao bem-estar e ao humor, além de melhorar o desempenho do cérebro.

“Este ácido graxo também é constituinte dos neurônios. Quando está em quantidades adequadas no organismo, ele auxilia na transmissão do impulso nervoso cerebral, melhorando a comunicação entre os neurônios”, completa o nutricionista.

Pérola Ribaldo, nutricionista e especialista no assunto, ressalta ainda que o ômega 3 pode tem outras funções do cérebro, como prevenir a depressão, evitar a perda de memória e até ajudar na redução de sequelas de derrames.

Anti-inflamatória

Especialistas enfatizam que os maus hábitos alimentares e a ingestão exagerada de álcool podem acabar causando inflamações no organismo, ocasionando desconfortos, dores e dificultando também o emagrecimento.

Como a chia é um alimento com ação anti-inflamatória, seguir consumo pode ser uma boa opção. O alimento é um aliado para fortalecer o sistema imunológico, podendo bloquear ou prevenir as inflamações no organismo.

Rica em Proteína

Outro benefício da semente é que ela é rica em proteínas. Com isso, pode ser uma ótima alternativa para aqueles que querem ganhar massa muscular, como vegetarianos – que não consomem proteína animal – e praticantes de esportes.

Apenas uma ajudinha

Segundo Frattezi, é importante saber que a chia ajuda a emagrecer, mas ela é apenas uma aliada. O indivíduo também precisa ter foco, seguir uma dieta apropriada e praticar exercícios.

“A pessoa deve se comprometer a fazer uma atividade física e ter uma alimentação mais saudável. A chia vai fazer o papel dela de dar aquela ajudinha que todo mundo quer na hora de emagrecer”, finaliza a nutricionista.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS