Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça os benefícios da romã e como realizar o seu plantio

Com inúmeros benefícios, essa fruta é ideal para inserir na sua alimentação.

Publicado

em

Nativa da Ásia, a romã é uma fruta exótica que foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época colonial e é conhecida mundialmente por suas propriedades curativas, principalmente no caso de inflamações da garganta e articulações.

Apesar de ser facilmente adaptada ao solo brasileiro, a romã não é comumente encontrada em supermercados do país. O consumo da fruta ainda é limitado pela baixa produção nacional e pela falta de informação sobre os benefícios da fruta, muitas vezes associados apenas ao tratamento de infecções de garganta, rouquidão e febre.

A romã é uma ótima de compostos fenólicos, especialmente antocianinas. Além disso, a fruta contém ácido lipóico, vitamina C, vitamina E, minerais, como fósforo, potássio, sódio, cálcio e uma variedade de compostos bioativos que beneficiam a saúde, como ácido fólico, ácido gálico, ácido cafeico, ácido clorogênico, entre outros componentes.

Romã e seus benefícios

Um dos principais efeitos da romã é retardar a produção de células cancerígenas, o que ajuda a prevenir o câncer, especialmente o de próstata. Além disso, essa fruta contém componentes chamados flavonoides que controlam a pressão arterial e são benéficos para pessoas com pressão alta.

Quando se trata de problemas anti-inflamatórios, a romã ajuda a reduzir a inflamação nas articulações e no trato gastrointestinal, além de suas propriedades bem conhecidas para aliviar a inflamação da garganta. Dessa forma, auxilia no tratamento de doenças articulares, como artrite, artrose, espondilite, lúpus e esclerose sistêmica, além de doenças intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn.

Além disso, o consumo de romã auxilia:

  • na prevenção do câncer de próstata;
  • ajuda na diminuição do colesterol ruim alto;
  • retarda o envelhecimento da pele e ajuda na saúde das mucosas, do cabelo e das unhas;
  • melhora a circulação sanguínea e controla a pressão arterial;
  • alivia inflamações na garganta, nas articulações e no trato gastrointestinal.

Como saber se a fruta está madura?

Ao contrário das bananas, que continuam a amadurecer após serem retiradas da planta, as romãs são uma fruta não-climatérica, ou seja, só podem ser colhidas quando totalmente maduras. As romãs mais vermelhas, que variam em cor de rosa escuro a vermelho escuro, são as mais maduras.

Saiba mais sobre o plantio

A romãzeira tem de dois a cinco metros de altura e se adapta bem ao clima nordestino. Por isso, são frequentemente cultivadas na região para fins ornamentais e medicinais.

A romãzeira não exige muito do solo, mas cresce melhor em solos argilosos profundos. Precisa de luz solar direta e não tolera sombreamento contínuo ou água parada. Além disso, é muito resistente a pragas e doenças, por isso é comumente encontrada em quintais além de ser cultivada em vasos.

Ao plantar, é aconselhável abrir o fruto em seu estado maduro, retirar a polpa e deixar secar por dois dias antes de colher as sementes e colocá-las no adubo. Recomenda-se plantar em solo rico em matéria orgânica e aplicar nutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo.

Se as romãs forem plantadas em vasos, é aconselhável fertilizar com mais frequência do que diretamente no solo, e também é importante que o solo nos vasos não seja encharcado para que a água colocada possa drenar adequadamente.

Agora que você sabe sobre os benefícios da romã e como realizar o plantio que tal colocar em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS