Conecte-se conosco

Saúde

Conheça os direitos que pessoas com pressão alta têm

A hipertensão é a maior causa de mortes no Brasil, e mais de 30 milhões de pessoas vivem com a doença. Você é uma delas?

Publicado

em

Pressão alta; Hipertensão;

Infelizmente, o número de hipertensos no Brasil é muito alta, chegando a 30 milhões atualmente. Deste total, apenas 10% faz o controle adequado da doença. Os dados são preocupantes, já que a principal causa de morte no país é, justamente, em decorrência da hipertensão, tendo uma média anual de mortes de 200 mil, isso equivale a 23 mortes pela doença por hora.

Apesar de ser uma doença grave, muitas pessoas não a consideram alarmante devido a sua falta de sintomas, o que também dificulta a sua descoberta. Infelizmente, os sintomas quando surgem podem ser bem agravantes, por exemplo, o infarto.

Mas, o que muita gente não sabe, é que pessoas que possuem a doença podem ter alguns direitos bem importantes, que fazem uma diferença muito grande na visa delas. Veja alguns exemplos:

Medicamento gratuito

Pessoas hipertensas podem retirar seus medicamentos gratuitamente em farmácias que estejam cadastradas no programa Farmácia Popular. O tratamento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, para recebe-lo, é preciso apenas da receita médica e de um documento de identidade.

Auxílio Doença

Não são todos os casos que estão aptos para receber o auxílio doença, porém, em casos mais graves ou que precisem de tratamento específico por um certo tempo, o contribuinte tem direito ao auxílio e afastamento pelo INSS.

Os casos aprovados pela perícia são aqueles que podem resultar em AVC ou infarto, com isso, precisam de cuidados mais especiais. Mas para dar entrada no auxílio, o trabalhador precisa de laudos que atestem sua incapacidade temporária devido à doença.

Aposentadoria por invalidez

Este, é claro, se enquadra para situações mais graves da doença,  por exemplo, quando o contribuinte já sofreu um AVC e conta com sequelas que o impedem de trabalhar.

Nestes casos, a perícia médica precisa comprovar que estas sequelas tornam o trabalhador incapaz de exercer suas funções. Dessa forma, ele recebe uma aposentadoria baseada no salário que recebia durante seus anos de trabalho.

Isenção de Imposto de Renda

A hipertensão apenas não garante a isenção do Imposto de Renda, mas se ela estiver associada a uma doença cardíaca grave, pode ter este benefício. Não é incomum uma pessoa ter as duas doenças relacionadas.

Pessoas cardiopatas graves têm direito à isenção do Imposto de Renda de acordo com a Lei 7.713 de 1988. Entre as cardiopatias graves, estão a insuficiência cardíaca e a insuficiência coronariana. Para receber a isenção, é preciso que a pessoa comprove a doença com laudo médico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS