Conecte-se conosco

Economia

Conquiste seu auxílio-doença INSS: Solicitação correta é a chave!

O benefício de incapacidade temporário assegura o trabalhador de se afastar por aproximadamente 15 dias de seus serviços.

Publicado

em

O benefício de incapacidade temporário, auxílio-doença, assegura o trabalhador de se afastar por aproximadamente 15 dias de seus serviços, caso seja comprovada a incapacidade de realizar suas atividades trabalhistas atuais.

Embora seja confundido com aposentadoria por invalidez, visto que ambos conseguem assegurar o trabalhador que não pode mais exercer sua função no trabalho, o auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um benefício diferente que basta você se enquadrar e seguir os protocolos para poder solicitar.

É necessário que o assegurado tenha contribuído junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) durante um período de 12 meses de carência.

O que é o auxílio-doença ou benefício por incapacidade temporária?

Após a reforma da Previdência de 2017, muitos benefícios trocaram de nomes e mudaram seus protocolos, então, quando for solicitar algum deles, é necessário prestar atenção às novas mudanças.

O auxílio-doença passou a ser reconhecido como benefício por incapacidade temporária. Trata-se de uma forma de pagamento para receber enquanto o trabalhador estiver afastado temporariamente de seus afazeres do serviço.

É importante deixar claro que a aposentadoria por invalidez é o Benefício por Incapacidade Permanente, que é quando o trabalhador está incapaz de forma permanente.

Para conseguir o acesso ao benefício, é preciso ser um contribuinte, trabalhador CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou qualquer outro segurador de forma legal pode receber.

O valor do auxílio corresponde a 91% do salário do benefício, por isso é necessário se atentar à média da contribuição.

Passo a passo de como solicitar

Agende a perícia médica junto ao INSS, pois é preciso de um laudo médico para comprovar sua condição. Você pode fazer isso através do número 135, pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS.

Os documentos necessários são:

  • documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • carteira de trabalho ou uma declaração assinada pelo empregador. É preciso informar a última data do dia trabalhado;
  • comprovantes do pagamento junto ao INSS, para comprovar o tempo de contribuição;
  • laudo médico comprovando a situação;
  • comprovante de residência.

Em outros casos, é ter em mãos documentos que comprovem a função do trabalhador. Para mais informações, consulte o aplicativo ou o site Meu INSS.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS