Saúde
Consumir comida requentada pode fazer mal ao estômago? Veja o que os médicos dizem
Muitas pessoas costumam não cozinhar todos os dias, pelos mais diversos motivos. Porém, será que consumir tanta comida requentada pode fazer mal para a saúde?
De acordo com um estudo realizado pela MindMiners, atualmente, mais da metade dos brasileiros come comida requentada. Sabe aquela sobra gostosa do almoço de domingo? Então, é disso mesmo que estamos falando!
Os dados foram coletados em 2021 e revelam que só 41% das pessoas cozinhavam diariamente. Porém, os médicos alertam para os perigos que o consumo excessivo de itens requentados pode trazer para a saúde.
“Qualquer alimento que não for refrigerado e requentado adequadamente pode representar um risco à saúde. Quando esse processo é realizado erradamente, pode não haver o aquecimento e tempo necessários para destruir algumas bactérias patogênicas que podem ter se desenvolvido no alimento”, diz a nutricionista Mariana Etchepare.
Enquanto isso, itens como carnes, frutos-do-mar e ovos precisam de atenção redobrada, já que podem ser a moradia de perigosas bactérias como salmonella, vibrio vulnificus, campylobacter, dentre outras.
Como reaquecer um alimento de forma segura?
A Doutora Mariana, por sua vez, revela que, para que o processo de reaquecimento seja realmente seguro, os itens precisam ser submetidos a altas temperaturas.
O calor é uma maneira eficaz de destruir germes e outros microrganismos que podem causar danos para a saúde humana. Se esse cuidado não for tomado, existem grandes chances de ocorrer quadros de intoxicação alimentar, principalmente em crianças.
Dentre os sintomas mais comuns deste mal em questão, podemos citar náuseas, diarreia, vômitos e febre alta. Lembrando que, caso isso aconteça, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para uma unidade médica.
Jamais se deve subestimar um episódio de intoxicação alimentar, pois ele pode trazer consequências muito mais graves, se não for devidamente tratado em tempo hábil, podendo causar até mesmo a morte.
Percebeu como o simples ato de reaquecer um alimento carrega tamanha importância? Assim, também é essencial somente usar recipientes seguros e feitos de material resistente para garantir tanto a integridade da comida quanto o seu bom sabor.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira14 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia9 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?