Economia
Conta de água terá reajuste, e o valor deve subir em 4 estados; Confira quais
A conta de água vai subir este ano, e estes 4 estados são os que apresentaram aumento mais significativo para 2023.
Entre um dos serviços de assistência básica mais importantes para o bem-estar social está o abastecimento de água. Fazendo parte mensal das contas de toda família brasileira, os custos com a produção de água potável tendem a ser diferentes conforme a região e a empresa que cobre o abastecimento.
Em alguns estados haverá um reajuste de até 25%, como é o caso do estado de Roraima, que terá o acréscimo também de uma taxa de R$ 29,79. Essas informações foram divulgadas pela companhia de água e esgoto responsável pelo serviço no estado.
Roraima ter o reajuste mais caro até o momento foi justificado pelo fato de a companhia responsável pelo serviço não realizar nenhuma alteração desde 2017. O aumento virá com base nas variações dos anos 2018 e 2022, indicados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Depois de Roraima, o maior aumento fica no estado de Minas Gerais. Segundo as informações da companhia responsável pelo trabalho no estado, o reajuste será de 15,7%. O aumento só deve ocorrer nas faturas a partir do mês de fevereiro e não foi revelado quais foram os motivos para a aplicação do reajuste.
O terceiro estado com o maior reajuste é a Bahia. Com o valor de 11,73% no reajuste, a fatura residencial deve ter um aumento bem expressivo. De acordo com as informações divulgadas, o fornecimento da água já vinha sem reajuste desde 2021, quando sofreu a alteração de 9,15%.
Passados praticamente dois anos sem qualquer modificação, agora em 2023, a companhia responsável resolveu aplicar os reajustes.
O último estado a ser afetado por altas taxas de reajuste é o Ceará. É possível esperar que as faturas apresentem aumento significativo já para o mês de fevereiro também. Ainda assim o valor do reajuste será mais baixo que os dos demais estados, chegando ao valor de 3,55%.
Fica o sobreaviso de que os demais estados brasileiros devem sofrer algum valor de reajuste ao longo deste ano. É importante saber quando o sistema foi atualizado pela última vez. Se fizer mais de um ano que não há ajuste nos valores do serviço, esteja preparado para um aumento a qualquer momento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp