Automobilística
Mais fácil que nunca: Quitação de multas com opções modernas!
Tributos federais de multas de trânsito poderão ser quitados via pix e cartões de crédito.
Pagar multas de trânsito pode se tornar ainda mais fácil para os brasileiros. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) assumiu uma resolução que permite o pagamento de multas por meio de cartão de crédito e Pix, além dos métodos de pagamento já existentes.
Com a mudança, os motoristas poderão quitar suas dívidas de trânsito de forma mais conveniente, usando seus cartões de crédito ou realizando transferências instantâneas pelo Pix. Atualmente, essas são as principais formas de pagamentos utilizadas pelos brasileiros em seus cotidianos.
Apesar da novidade positiva, os meios de quitação de multas estão disponíveis apenas para modalidades federais. Ou seja, cobranças municipais e estaduais não estão incluídas para serem pagas por Pix ou cartões.
Entre as que abrangem a modalidade estão as emitidas por órgãos federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT).
Conforme o secretário-executivo do Ministério de Transportes, George Santoro, os novos recursos de pagamentos visa facilitar o cotidiano de milhões de motoristas brasileiros.
“O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção realizar o pagamento via guia de recolhimento“, afirma.
As quitações das multas poderão ser feitas pela plataforma digital do PagTesouro, programa da Secretaria de Tesouro Nacional (STN), juntamente com o Ministério da Economia.
O PagTesouro foi criado para modernizar e agilizar o processo de pagamento de tributos, tornando-o mais simples e acessível para os contribuintes. A plataforma oferece diversas opções de pagamento, como download entre contas, cartão de crédito e débito, pagamento em loterias, entre outros.
Além disso, o PagTesouro é uma opção mais econômica para os contribuintes, uma vez que oferece condições de pagamento mais vantajosas em relação às taxas cobradas por outros meios de pagamento, como os boletos bancários convencionais.
A medida sobre os novos métodos de pagamentos ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas quando publicada, as novas formas de quitação estarão disponíveis em seguida.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp