Conecte-se conosco

Saúde

Cor dos olhos pode influenciar na chance de desenvolver câncer

Cientistas afirmam que a cor dos olhos pode estar ligada a uma maior predisposição a ter um tipo de câncer.

Publicado

em

Que o histórico familiar e a genética podem influenciar no desenvolvimento de doenças em alguns indivíduos, isso a ciência já deixou claro. Mas agora foi descoberto também que o genótipo pode ser um fator determinante para que alguns indivíduos tenham maior probabilidade de desenvolver um certo tipo de câncer.

O melanoma, que pode se desenvolver na pele e nos olhos, pode ocorrer de forma mais fácil em pessoas com a íris clara. Nos olhos, o melanoma ocorre quando as células responsáveis pela pigmentação se dividem e se multiplicam de forma descontrolada e rápida.

Centros de pesquisas e serviços de saúde no mundo todo sugerem que a ocorrência desse tipo de câncer é mais comum em pessoas com olhos azuis e verdes.

As pesquisas também apontam que a ocorrência de manchas marrons anormais na íris também é um fator que indica um risco maior de desenvolver melanoma ocular por essas pessoas.

As razões específicas para que isto ocorra ainda não ficaram claras, porém já se sabe que pessoas com a pele e os olhos mais claros têm menos melanina na pele, portanto são mais fáceis de sofrerem queimaduras solares.

O baixo nível de melanina diminui a proteção contra raios ultravioletas (UV) e pode ser determinante no desenvolvimento de tumores.

Em 2022, 32 mil homens foram analisados. Na pesquisa publicada na Cancer Causes and Control, a pigmentação mais clara da pele foi tratada como um fator de risco.

Na comparação entre pessoas com olhos mais escuros e outras com olhos castanhos, verdes e azuis, foi encontrado um risco 24% maior de desenvolvimento de carcinoma de células escamosas entre os indivíduos com olhos mais claros.

Essas mesmas pessoas com olhos mais claros, também apresentaram um risco de desenvolver o carcinoma basocelular até 17% maior que os demais indivíduos.

Outras pesquisas sugeriram ainda que há maior incidência de melanoma ocular em pessoas com a íris mais clara que as com íris mais escura.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS