Investimentos
Corretoras poderão oferecer BDRs para Pessoas Físicas no início de setembro, diz Palhares
Nova regra passa a ser válida no início de setembro e conta com disponibilização de ETFs e títulos de dívidas no exterior.
A B3 está trabalhando para oferecer os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) para investidores de varejo em curtíssimo prazo. Na última terça-feira, 11, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou a mudança das regras para o segmento, válidas a partir de 1º de setembro.
Além das ações estrangeiras, estarão disponíveis fundos de índice (ETFs) e títulos de dívida no exterior. O novo regulamento também permite que empresas brasileiras listadas em bolsas no exterior emitam seus BDRs no mercado local.
Segundo a regra, o emissor estrangeiro deve ter como principal mercado de negociação uma bolsa com sede no exterior definida como “mercado reconhecido”. De acordo com os diretores da B3, a princípio, as bolsas que se encaixam nesse critério seriam as norte-americanas. As corretoras locais também vão precisar passar por adaptações em seus canais, de modo que os home brokers possam oferecer investimentos a pessoas físicas.
“Agora entramos numa fase que a B3 e os agentes de mercado vão começar a se debruçar na operacionalização dos produtos para clientes pessoas físicas”, disse Mários Palhares, diretor de produtos listados. Segundo ele, esse processo pode ocorrer logo no início de setembro, “ou um pouco depois”. Em um segundo momento, a bolsa também vai trabalhar para que as empresas listadas no exterior possam listar seus BDRs no Brasil.
Felipe Paiva, diretor de relacionamento com cliente da B3, afirmou que as ações de empresas do exterior podem ser objetos de listagem no Brasil, em caso de BDRs não-patrocinados. “Estamos discutindo com as companhias para compreender o entendimento delas em relação a se vão ser patrocinados ou não patrocinados ou se têm o desejo de fazer o registro para realizar follow-on no Brasil”, completou.
A B3 tem cerca de 500 empresas estrangeiras à disposição dos investidores. A negociação média se localiza abaixo de R$ 100 milhões ao dia. Atualmente, há quatro formadores de mercado atuando no segmento. De acordo com Palhares, a B3 fez uma mudança recente do lote padrão de negociação 100 para 10 BDRs. Também será disponibilizado a opção do mercado fracionário para BDRs, afirma o executivo.

-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
Pingback: BDR´s: volume financeiro médio em reais no ano de 2020 é 267% superior