Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ingresso de novos investidores em 2022 adiciona 17,2 milhões de contas à B3 (B3SA3)

Número de CPFs com entrada na bolsa brasileira (4,463 milhões) saltou 37,1% no ano passado, ante 2021

Publicado

em

O grande afluxo de investidores ao mercado de capitais do país fez com que o número de novos investidores (em renda fixa e variável) batesse novo recorde, mediante a inclusão de mais de 4,463 milhões de investidores (CPFs), que correspondem a 17,2 milhões de novas contas registradas, conforme dados divulgados no relatório anual, divulgado nesta segunda-feira (27) pela B3 (B3SA3).

Diante dos 3,255 milhões de investidores registrados em 2021, o crescimento desse contingente, no ano passado, para 4.463,2 milhões, o que representou uma alta de 37,1%.

Como reflexo da busca pela diversificação de ativos, via mercado de capitais, o número médio de contas totais na depositária de renda variável cresceu 35,5%. Para que se tenha uma ideia do dinamismo desse mercado, somente entre o segundo (2T22) e terceiro trimestres (3T22) do ano passado, houve o ingresso de mais 200 mil investidores no mercado de renda variável, o que motivou a B3 a oferecer a esse público, novos produtos, como BDRs não patrocinados.

Também na passagem do 2T22 para 3T22, o contingente de investidores em renda fixa saltou de 9,6 milhões para 12,6 milhões de novos CPFs, dos quais, somente o Tesouro Direto teve o acréscimo de mais 2,1 milhões de CPFs, o que corresponde a um montante de R$ 99,5 bilhões, ou um crescimento em torno de 30%, ante 2021.

A B3 salienta que ‘diversas iniciativas foram desenvolvidas, com o objetivo de permitir aos investidores um conhecimento mais amplo das diferentes etapas (antes, durante e depois) que envolvem as negociações de ativos financeiros. Entre as inovações, neste aspecto, o relatório da instituição destaca o ‘maior detalhamento da alocação do investidor; visualização da evolução patrimonial, como também relatórios consolidados que incluem os principais movimentos da carteira do cliente.

De igual forma, a plataforma com conteúdos para Pessoas Físicas, a respeito do universo de investimentos (Hub de Educação Financeira) encerrou 2022 com 90 cursos concluídos, sem contar a inauguração do Museu da bolsa do Brasil (MUB3).

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS