Agronegócio
Cozinhando verdades: Ovos cozidos e o que você realmente precisa saber
Descubra os benefícios reais dos ovos cozidos para a sua saúde, enquanto desmascaramos algumas mentiras comuns.
Os ovos cozidos são uma opção popular de refeição saudável e muito versátil. Além de serem práticos de preparar, eles oferecem uma série de benefícios para a saúde.
No entanto, assim como qualquer assunto, existem mitos e equívocos sobre o consumo desse alimento. Vamos conhecer os fatos e desvendar as mentiras.
Fatos sobre o consumo de ovos cozidos
Ajuda a controlar o apetite
Os ovos cozidos são alimentos muito ricos em proteínas de alta qualidade, o que faz aumentar a sensação de saciedade. Consumir ovos no café da manhã, por exemplo, pode ajudar a controlar o apetite ao longo do dia, reduzindo assim a ingestão de calorias.
Auxilia na manutenção do peso
Os ovos são uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como minerais, vitaminas e antioxidantes. Como se não bastasse, a proteína presente nesse alimento contribui para a construção e reparação dos tecidos do corpo, auxiliando na manutenção da massa muscular e no controle do peso.
Melhora a saúde do coração
Existem estudos que comprovam que o consumo moderado de ovos cozidos não está associado a um maior risco de doenças cardíacas.
Na verdade, eles podem melhorar a saúde do coração devido ao seu perfil nutricional, que inclui ômega-3 e outros nutrientes benéficos.
Mentiras sobre o consumo de ovos cozidos
Aumenta o colesterol
Apesar de serem ricos em colesterol, os ovos não são a principal causa disso no sangue. Estudos demonstraram que o consumo moderado desse alimento não está diretamente relacionado ao aumento do colesterol em pessoas saudáveis.
Prejudicial aos diabéticos
Contrariando um mito comum, o consumo de ovos cozidos não é prejudicial às pessoas com diabete. Na verdade, a inclusão de ovos em uma dieta balanceada pode fornecer uma fonte de proteína de qualidade e nutrientes essenciais, desde que seja feito com moderação.
Só a clara é segura para consumo
Acreditar que apenas a clara do ovo é segura para o consumo é um grande equívoco. Tanto a clara quanto a gema são ricas em nutrientes, inclusive, a gema contém nutrientes essenciais e ácidos graxos.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Cotidiano6 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras recebe autorização para iniciar operação do FPSO em Mero
-
Tecnologia9 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos