Conecte-se conosco

Agronegócio

Cresce a geração de emprego no agro

Segundo Caged, agropecuária brasileira gerou 9,232 mil empregos com carteira assinada em agosto

Publicado

em

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o setor de agronegócio continua em expansão no país. Ainda que o desemprego no Brasil tenha ficado em 13,7% e 14,1 milhões de pessoas estivessem sem emprego no período referente a maio-junho-julho, a agricultura e pecuária avançaram em 11,5% neste mesmo período. Mais 924 mil pessoas foram inseridas diretamente no setor.

Entre as áreas de maior destaque também estão a produção florestal, pesca e aquicultura. Na comparação com o trimestre anterior, o setor de agro registrou avanço de 3,2%. Mais 275 mil pessoas contratadas no referido período.

Já o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de agosto, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostra que a agropecuária brasileira gerou 9,232 mil empregos com carteira assinada, o que resultou em 84,657 mil admissões e 75,425 mil demissões. Apesar da alta, esta é a segunda menor geração mensal de postos empregatícios, de acordo com Ministério do Trabalho. A primeira foi registrada em março deste ano, quando as contratações superaram as dispensas em 3,238 mil.

Em julho deste ano, o setor havia gerado 25,625 mil postos de trabalho. E, em agosto do ano passado, o saldo positivo tinha sido de 10,540 mil vagas formais.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS