Economia
Crescimento na Ásia será o mais lento desde 1967 por pandemia, alerta Banco Mundial
Segundo relatório, a pandemia e os esforços para conter a disseminação do coronavírus levaram a uma “restrição significativa” da atividade econômica na região.
A pandemia de coronavírus deve resultar no crescimento mais lento em mais de 50 anos na região do Leste Asiático e Pacífico, bem como a China. A estimativa é que até 38 milhões de pessoas sejam levadas à pobreza, alertou o Banco Mundial nesta segunda-feira (28).
De acordo com a instituição, a região deve crescer neste ano apenas 0,9%, o que representa a taxa mais fraca registrada desde 1967.
O crescimento da China deve chegar a 2% em 2020, impulsionado pelos gastos do governo, exportações fortes e baixa taxa de novas infecções por coronavírus desde março. Entretanto, a atividade será pressionada pelo consumo doméstico lento.
No restante do Leste Asiático e Pacífico, deve ser observada uma contração de 3,5%, segundo o Banco Mundial.
Segundo o relatório da instituição, a pandemia e os esforços para conter a disseminação do coronavírus levaram a uma “restrição significativa” da atividade econômica na região.
Desta forma, os países asiáticos podem precisar buscar reformas fiscais para mobilizar receita em resposta ao impacto econômico e financeiro da pandemia, enquanto programas de proteção social podem ajudar a sustentar o retorno de trabalhadores à economia, afirmou o banco.
A crise econômica decorrente da pandemia também deve resultar em um salto na pobreza, definida como renda de 5,50 dólares por dia. Segundo o Banco Mundial, com base em experiências passadas e as últimas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), a pobreza pode aumentar em 33 milhões a 38 milhões de pessoas, sendo este o primeiro aumento em um período de 20 anos.

-
Agronegócio23 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Investimentos2 dias atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Bancos17 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia2 dias atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI2 dias atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer
-
Economia1 dia atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças1 dia atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro