Conecte-se conosco

Bancos

Criminosos estão mais “experts” em golpes com cartões de crédito

O número de pessoas que utilizam o cartão de crédito e de consumidores online aumentou no último ano, e junto, cresce o número de criminosos.

Publicado

em

O número de pessoas que utilizam o cartão de crédito e de consumidores online aumentou no último ano. Gastos utilizando o cartão de crédito chegaram a R$ 1,6 trilhão, valor 36,6% maior.

Veja também: Novo golpe da falsa restituição: entenda!

As operações via cartão de crédito foram responsáveis por movimentar R$ 550,1 milhões, segundo a Abecs. Perante esse aumento de usuários, o número de criminosos também tem aumentado, visando oportunidades para aplicação de golpes.

Abaixo, citamos alguns exemplos com informações sobre os golpes mais utilizados pelos criminosos, para que você possa identificar caso alguém tente fazer de você uma vítima.

Golpe da troca de cartão

Uma modalidade de golpe bastante comum nos comércios ou, até mesmo, em movimentações em caixas eletrônicos. Após finalização da compra, no momento da devolução do cartão, o trocam por um similar.

Para que isso seja evitado, é importante estar atento no momento em que irá realizar o pagamento e também conferir após o uso se o cartão é o mesmo que você entregou para o atendente.

Golpe do cartão de crédito via telefone

Os criminosos utilizam do telefone, por meio de ligações ou SMS que o cartão da vítima foi clonado e está sendo usado em transações financeiras de alto valor.

Durante o procedimento, instigam a vítima a informar a senha do cartão, digitando no teclado, desse modo conseguindo roubar a informações dos números digitados.

Logo em seguida, é passada a informação de que algum funcionário, enviado pelo banco, irá buscar o cartão em domicílio para maior comodidade do cliente. Os golpistas também pedem para que corte o cartão em duas partes, porém mesmo com o cartão destruído, eles conseguem recuperar o chip e utilizar em novos cartões.

Compras com cartão de crédito em sites falsos

Outro golpe comum utilizando do ambiente virtual ocorre quando compras são realizadas em sites falsos. O consumidor acredita estar realizando uma compra segura em um site falso, registra todos os dados do cartão de crédito que, depois, são roubados pelos criminosos e utilizados em outras transações.

Lembre-se, caso tenha dúvidas se a operação é ou não segura, não faça. Melhor ficar sem a promoção relâmpago ou o produto desejado, do que ser vítima de golpe.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS