Saúde
Cuidado com o que você come: lista de alimentos que precisam ser cozidos antes do consumo
Existem alguns alimentos que não devem ser consumidos crus, pois podem causar sérios danos à saúde; saiba quais são!
Diversos alimentos podem ser consumidos crus, como é tradicional em algumas culinárias típicas ao redor do mundo, como a japonesa. Entretanto, é importante ter o conhecimento de que nem tudo pode ser consumido da maneira que se encontra na natureza.
Isso porque alguns ingredientes podem causar danos à saúde de quem os consome quando ingeridos sem cozinhar, e não estamos falando só de produtos de origem animal. Até mesmo alguns vegetais podem causar complicações quando comidos sem o devido preparo.
Por isso, listamos aqui cinco alimentos que devem ser cozidos antes do consumo, além de explicar o motivo pelo qual o procedimento deve ser realizado. Pode ser que alguns dos exemplos abaixo pareçam um pouco estranhos, já que existem pratos feitos com eles ao natural.
A dica, entretanto, é evitar ao máximo o consumo do produto cru, tomando muito cuidado e procurando um fornecedor de confiança caso realmente queira comê-lo sem preparo. Agora, vamos à lista dos alimentos que devem ser cozidos antes da ingestão:
Frango
Aqui, não há muito o que se falar, pois é praticamente de conhecimento geral que frango cru não é uma boa escolha. Isso porque existe um alto risco de contaminação na carne desse animal, como as bactérias salmonela, que podem levar à morte.
Ovos
Quem já assistiu o filme “Rocky” deve ter visto o lutador consumindo ovos crus. Entretanto, é bom ressaltar que não é recomendado ingerir esse tipo de produto in natura, já que ele pode estar contaminado e seu consumo pode ocasionar até a morte.
Carne de porco e carnes vermelhas
Assim como a carne de frango, outras opções de proteína animal também correm risco de contaminação, principalmente as carnes suínas. Então, é importante e altamente recomendável o cozimento (o outro tipo de preparo com fogo) antes da ingestão.
Peixe
Por mais tradicional que seja, a carne de peixe também corre risco de contaminação, embora ela seja consideravelmente reduzido ao congelar o alimento. De qualquer maneira, isso não anula o risco, então tenha sempre certeza da procedência do produto e do preparo quando for comer esse tipo de prato.
Berinjelas
Por fim, um exemplo que poucos imaginavam, já que se trata de um vegetal. Quando as berinjelas são consumidas cruas, existe uma boa chance de proporcionarem problemas gastrointestinais graves, já que ela possui derivados de uma substância chamada solanina, que causa desde flatulências até náuseas e vômitos.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia19 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto