Agronegócio
CUIDADO! Confira 5 alimentos perigosos que você consome no dia a dia
Saiba porquê esses itens podem ser considerados muito perigosos e evite seu consumo em excesso. Veja mais detalhes!
Existem alimentos ideais para compor uma dieta balanceada, visto que são ricos em nutrientes e apresentam propriedades benéficas para a saúde. Mas, não se deixe enganar!
Alguns possuem propriedades toxicas e necessitam de especial atenção na hora do preparo e consumo. E não estamos falando de nada industrializado ou muito difícil de achar.
Em geral, são alimentos até muito populares, que muitas pessoas consomem diariamente. Desse modo, acompanhe a lista dos 5 alimentos perigosos que podem causar intoxicação se não forem preparados da forma correta.
-
Broto de feijão
Os brotos de feijão são ricos em nutrientes. Apesar de ser uma pratica pouco comum no Brasil, consumir o alimento em saladas pode ser perigoso.
Isso porque suas plantações simulam a temperatura e o ambiente do corpo humano, o que é propício para a reprodução das bactérias E.coli, salmonella e listeria, que podem ser fatais. O ideal é consumir apenas brotos de feijão que se conheça a origem da plantação.
Reprodução: Freepik
-
Damasco
Calma! O problema não está em consumir a polpa seca, como estamos acostumados. O perigo do damasco são as sementes, que são tóxicas em baixas quantidades e podem matar, em altas concentrações.
Reprodução: Freepik
-
Carambola
A carambola é famosa e você provavelmente já sabe que o ideal é consumir com moderação. Isso porque a fruta pode ser tóxica.
Suas neurotoxinas, aliás, podem afetar diretamente o sistema nervoso. Além disso, ela é um verdadeiro veneno para quem tem problemas renais.
Reprodução: Freepik
-
Castanha de caju
As castanhas de caju não podem ser consumidas in natura de forma alguma, isso porque elas apresentam urushiol. Somente as altas temperaturas a que a castanha é submetida podem retirar a toxina do alimento.
Reprodução: Freepik
-
Mandioca
A mandioca também entra na lista de alimentos perigosos, isso porque ela tem uma toxina poderosa, concentrada nas folhas e, claro, nas raízes (que é o que você consome), chamada cianureto de hidrogênio.
A intoxicação com essa substância causa náuseas, vômitos e até mesmo a morte. Mas, claro, se a mandioca é preparada corretamente, essa toxina é eliminada.
Reprodução: Freepik

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?