Conecte-se conosco

Saúde

Cuidado! Estas doenças são ainda mais perigosas para quem é fumante

Um estudo recente envolvendo mais de 500 mil pessoas revelou uma lista de 56 doenças que apresentam ainda mais riscos para quem é fumante.

Publicado

em

Antigamente, o consumo do cigarro era incentivado. Nas “fake news” do passado, os comerciais televisivos diziam até mesmo que o fumo levava benefícios à saúde. Em 1996, uma lei proibiu que essas propagandas fossem transmitidas em horários comerciais, podendo ser exibidas somente no horário entre 21h e 06h.

No final dos anos 2000, as propagandas foram definitivamente retiradas do ar, e o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) investiu na conscientização sobre o risco do fumo à saúde.

Posteriormente, os fabricantes de cigarro foram obrigados a alertar sobre os riscos do consumo do cigarro à saúde nas embalagens. Desde 2013, imagens que remetem a infarto, impotência sexual, gangrena e fumaça tóxica são ilustradas nos maços de cigarros. Além disso, há também uma advertência.

Mesmo diante dos alertas, o consumo do cigarro ainda é alto. No Brasil, 9,1% dos adultos são fumantes, sendo que 11 a cada 100 homens são fumantes, enquanto 6 a cada 100 mulheres também possuem o vício.

É sabido que o cigarro apresenta incontáveis riscos à saúde, no entanto, a pesquisa a seguir revela mais detalhes sobre isso.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, da Universidade Peking e da Academia Chinesa de Ciências Médicas realizaram uma pesquisa para que os impactos do vício no cigarro fossem estudados. Esse estudo é um dos maiores já realizados acerca desse assunto.

O estudo que foi publicado na revista científica The Lancet Public Health contou com o banco de dados de saúde Kadoorie. Entre 2004 e 2008, 512 mil adultos habitantes de todo território chinês foram convocados e acompanhados por 11 anos.

Desses 512 mil pacientes, cerca de 9,53% morreram. Das 480 doenças que foram analisadas, 56 apresentaram um risco mais elevado para os fumantes. Esse número representa 11.6% das doenças analisadas.

Pacientes que nunca fumaram, ex-fumantes e fumantes foram comparados pelos pesquisadores. O estudo aponta que diferentemente daqueles que nunca fumaram, os fumantes tiveram um risco 10% mais alto no desenvolvimento de doenças. O que mais chamou atenção foi o câncer de laringe, com um risco de 216%.

O estudo mostrou também que, após parar de fumar por dez anos, os pacientes tiveram os mesmos riscos do que aqueles que nunca fumaram na vida.

Entre as 56 doenças que são mais arriscadas para os fumantes, algumas delas são:

  • Câncer de pulmão
  • Câncer de laringe
  • Câncer de estômago
  • Câncer de bexiga
  • Diabetes
  • Enfisema
  • Aneurisma
  • Pneumonia
  • Catarata
  • Doença hepática
  • Bronquite crônica

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS