Tecnologia
Cuidado! Golpe no WhatsApp: Bloqueie Contatos Suspeitos Já!
Atenção ao golpe que pode te pegar pelo tão usado WhatsApp. Em caso de mensagens suspeitas, o melhor é bloquear o contato.
A cada dia, os golpistas inovam, e os cidadãos têm que se atentar a novas modalidades e estratégias de fraudes e crimes. Com esse novo golpe, a coisa não é diferente.
Os criminosos chegam às vítimas por meio do mensageiro, WhatsApp, utilizado diariamente, seja para uso pessoal ou profissional.
O WhatsApp é o ambiente perfeito para esses criminosos atuarem, pois é extremamente popular no Brasil e são raros aqueles que não utilizam o aplicativo.
Dessa forma, eles se utilizam da inocência e da falta de conhecimento das vítimas para cometerem os crimes. Esse, em questão, utiliza um malware para ação dentro do aplicativo, já tendo sido encontrado também em outro aplicativo de mensagens, o Telegram.
A melhor maneira de não cair em golpes é conhecendo-os. Então, vamos te contar tudo sobre esse crime que vem atingindo os brasileiros pelo aplicativo de mensagens.
Empresas de segurança revelam que a intenção inicial desse golpe era o roubo de criptomoedas, no entanto, o malware é utilizado também para dar acesso a senhas e informações pessoais dos usuários aos bandidos.
Esse poderoso vírus é capaz de registrar tudo o que está na área de transferência do smartphone enquanto esse estiver ativo. Ou seja, os golpistas têm acesso a tudo o que a vítima “copia e cola”, como, por exemplo, senhas e informações de cunho pessoal.
Um malware precisa ser instalado no seu dispositivo para que ele seja vítima do golpe, no entanto, ninguém faz o download de um vírus de propósito, certo? Então, como eles chegam aos celulares? Simples: por meio de um aplicativo falso do WhatsApp.
Esse aplicativo falso pode ser instalado nos celulares através de plataformas não oficiais, dessa maneira, ele não se encontra no Play Store ou Apple Play. Por isso, quem tem o hábito de baixar aplicativos por meio de sites não oficiais deve se preocupar.
Para se proteger desse golpe e, consequentemente, do vírus, uma das principais dicas é sempre instalar aplicativos por meio de plataformas oficiais.
Outra dica fundamental é não clicar em links desconhecidos, sejam esses enviados por números desconhecidos ou até mesmo por seus contatos. Diversas correntes de vírus podem ser compartilhadas pelo WhatsApp sem o conhecimento, então, tome cuidado.
-
Cotidiano1 dia atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Saúde2 dias atrás
Lenda urbana ou realidade: é caro ficar doente nos Estados Unidos?
-
Criptomoedas8 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Finanças2 dias atrás
Como saber se o pagamento de um boleto foi mesmo realizado?
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir