Tecnologia
Cuidado! Hackers usam YouTube para espalhar vírus poderoso!
Criminosos utilizam vídeos tutoriais de download “craqueado” para disseminar malwares com potencial de acesso a senhas e dados sensíveis.
Um estudo feito pela empresa de segurança cibernética CloudSEK identificou um aumento de até 300%, em 2022, no número de vídeos que tentam promover malwares em plataformas bastante populares, como o YouTube.
De acordo com as informações obtidas pelos especialistas da empresa, cibercriminosos estão incluindo arquivos maliciosos nos vídeos, como o Vidar, RedLine e Raccoon.
Esses malwares são disseminados por meio de vídeos de tutorial que ensinam os espectadores a baixar gratuitamente softwares pagos, como o Adobe Photoshop, Premiere Pro, Autodesk 3Ds Max e AutoCAD.
Em linguagem popular, o download ilegal de programas desse tipo é conhecido como “craquear”, e os tutoriais para burlar as regras estão, principalmente, no YouTube, conforme os dados do levantamento.
Inteligência Artificial
O estudo revela que os hackers utilizam inteligência artificial para dar um aspecto mais confiável aos vídeos, na tentativa de convencer os espectadores a baixar os softwares maliciosos.
Após a conclusão da instalação, o vírus “camuflado” entra em atividade e inicia o processo de monitoramento do aparelho, seja celular, PC ou notebook.
Informações sensíveis sob ameaça
Os malwares são capazes de monitorar toda a execução de um smartphone, por exemplo. Imagine, portanto, o acesso completo de hackers aos seus dados e movimentos no dispositivo.
É preciso ter bastante cuidado para não cair numa dessa. Esses vírus conseguem registrar informações sensíveis, como textos digitados no teclado, senhas de aplicativos e até arquivos armazenados na memória interna.
Geralmente, os links de download “craqueado” dos supostos programas estão hospedados em sites de terceiros, como Mega e MediaFire.
Desculpa fajuta
Com a desculpa de que precisam de algumas liberações para concluir a instalação, eles chegam a exigir que o usuário desabilite algumas ferramentas de segurança, como o Firewall e o Antivírus.
Esse tipo de situação, por mais suspeita que pareça, é o suficiente para enganar pessoas que não entendem muito de tecnologia ou que estão com certa urgência para utilizar os programas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%