Tecnologia
Cuidado! Hackers usam YouTube para espalhar vírus poderoso!
Criminosos utilizam vídeos tutoriais de download “craqueado” para disseminar malwares com potencial de acesso a senhas e dados sensíveis.
Um estudo feito pela empresa de segurança cibernética CloudSEK identificou um aumento de até 300%, em 2022, no número de vídeos que tentam promover malwares em plataformas bastante populares, como o YouTube.
De acordo com as informações obtidas pelos especialistas da empresa, cibercriminosos estão incluindo arquivos maliciosos nos vídeos, como o Vidar, RedLine e Raccoon.
Esses malwares são disseminados por meio de vídeos de tutorial que ensinam os espectadores a baixar gratuitamente softwares pagos, como o Adobe Photoshop, Premiere Pro, Autodesk 3Ds Max e AutoCAD.
Em linguagem popular, o download ilegal de programas desse tipo é conhecido como “craquear”, e os tutoriais para burlar as regras estão, principalmente, no YouTube, conforme os dados do levantamento.
Inteligência Artificial
O estudo revela que os hackers utilizam inteligência artificial para dar um aspecto mais confiável aos vídeos, na tentativa de convencer os espectadores a baixar os softwares maliciosos.
Após a conclusão da instalação, o vírus “camuflado” entra em atividade e inicia o processo de monitoramento do aparelho, seja celular, PC ou notebook.
Informações sensíveis sob ameaça
Os malwares são capazes de monitorar toda a execução de um smartphone, por exemplo. Imagine, portanto, o acesso completo de hackers aos seus dados e movimentos no dispositivo.
É preciso ter bastante cuidado para não cair numa dessa. Esses vírus conseguem registrar informações sensíveis, como textos digitados no teclado, senhas de aplicativos e até arquivos armazenados na memória interna.
Geralmente, os links de download “craqueado” dos supostos programas estão hospedados em sites de terceiros, como Mega e MediaFire.
Desculpa fajuta
Com a desculpa de que precisam de algumas liberações para concluir a instalação, eles chegam a exigir que o usuário desabilite algumas ferramentas de segurança, como o Firewall e o Antivírus.
Esse tipo de situação, por mais suspeita que pareça, é o suficiente para enganar pessoas que não entendem muito de tecnologia ou que estão com certa urgência para utilizar os programas.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS