Conecte-se conosco

Automobilística

Cuidado, motoristas! Nova lei pode pegar muitos de surpresa, e o seu valor elevado, também!

As leis de trânsito estão sempre se atualizando para se adaptar às mudanças da sociedade, e recentemente uma nova regra foi mudada, mas muitos motoristas ainda desconhecem isso.

Publicado

em

Ser dono de carro vai muito além de apenas comprar e manter o veículo, pois você constantemente precisa adaptá-lo para seguir a legislação de trânsito vigente!

Sempre que uma nova lei é aprovada, os condutores devem adaptar seus automóveis para cumpri-la, lembrando que as regulamentações são pensadas justamente para proteger os motoristas.

Inclusive, esse é o caso das novas regras para a utilização de películas nos vidros dos carros, os populares Insulfilm. Sendo assim, um proprietário desavisado pode receber uma multa de R$ 195,23 e perder até 5 pontos na CNH, portanto, é bom ficar atento.

Quais as mudanças exigidas pela nova lei?

Basicamente, essa nova regra muda a quantia de luz que pode ultrapassar a película escura do vidro de um automóvel. Portanto, se você ainda não está ciente disso, confira abaixo quais são as alterações necessárias e faça as mudanças o quanto antes!

O vidro do motorista é considerado de visibilidade essencial, então, nesses casos, a transparência não pode ser inferior a 70%. Entretanto, já nas outras partes do carro, a obscuridade pode ser até 28% maior.

Porém, não é só o fator da transparência que será avaliado pela nova legislação, pois ela também trata de alguns pontos sobre a instalação correta do produto.

Todos sabemos que uma película mal colocada acaba gerando bolhas e demais deformidades no vidro do veículo, e isso também está terminantemente proibido.

E caso algum condutor seja pego dirigindo um carro que contenha um Insulfim cujas especificações estejam fora das normas citadas acima, ele será multado em R$ 195,23, além de ser também autuado por infração grave, perdendo 5 pontos na sua CNH.

Por fim, se você possui um automóvel que não está nas devidas condições, evite transitar com ele em vias públicas até que as adequações necessárias sejam feitas. Acredite, isso vai te evitar muita dor de cabeça.

Caso o seu veículo seja detido pela polícia, ele só será liberado após a película certa for devidamente instalada dentro do que é permitido pela lei de trânsito atualizada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS