Tecnologia
Cuidado: seu celular pode estar na lista dos smartphones mais radioativos da atualidade
Dentro de cada celular, há recursos que acabam colaborando para o aquecimento do dispositivo, o que pode resultar em uma emissão de radiação. Saiba mais!
Não podemos negar que, ao longo da evolução tecnológica, os celulares, aos poucos, conquistaram lugares importantes dentro do nosso cotidiano, seja para trabalhar ou manter contato com parentes distantes. Essas e muitas outras razões transformaram o dispositivo móvel em um companheiro inseparável de um grande número de pessoas ao redor do mundo.
Porém, não podemos nos esquecer que, embora possa ser muito útil para o nosso dia a dia, o aparelho também pode assumir uma posição de risco, e por isso devemos nos cuidar. Dizemos isso pelo fato de que ele ainda permanece sendo um recurso eletrônico, e assim como é o caso de muitos outros aparelhos, emite uma determinada quantia de radiação.
Mais informações sobre radiação nos celulares
Dentro de cada celular, há recursos que acabam colaborando para o aquecimento do dispositivo, e esse processo pode resultar em uma emissão de radiação. Se levarmos isso em conta, veremos a seriedade deste fato, pois, por meio da radiação, muitas mutações podem acontecer, aumento, inclusive, a probabilidade de doenças.
Ao analisar este fato e como forma de prover segurança aos usuários desses aparelhos, algumas agências de regulação decidiram lançar uma espécie de alerta para as companhias responsáveis por produzir os aparelhos, o qual diz respeito à necessidade de controlar a emissão de radiação em todos os telefones móveis.
No que diz respeito às orientações transmitidas por essas agências, elas informaram uma Taxa de Absorção Específica. Segundo as informações disponibilizadas, essa regra oferece um valor máximo, equivalente a 2 watts/kg de danos à saúde do usuário.
Focada mais ainda em informar aos usuários sobre tais perigos, a empresa Stadia decidiu desenvolver e disponibilizar uma lista com alguns celulares que se encaixam na lista de dispositivos eletrônicos mais perigosos quando se trata de emissão de radiação.
Você pode estar se perguntando qual pode ser o motivo para tanta preocupação, uma vez que a quantidade de emissão é bem baixa. Bom, nós respondemos seu questionamento. A preocupação que está causando tanta mobilização diz respeito a uma exposição no longo prazo.
Veja quais aparelhos são mais perigosos
Antes de exibir a lista, é necessário informar que há um pequeno número de empresas que se disponibilizaram a realizar pesquisas sobre este ponto, por essa razão há poucos estudos concluídos até o momento. Mas, como foi revelado pela empresa Stadia, já é possível realizar a identificação de alguns aparelhos que podemos categorizá-los como “perigosos”. Confira:
• Google Pixel XL/3a XL e Pixel 4A – 1,37 watts/kg
• Sony Xpera XZ1 Compact – 1,36 watts/kg
• Sony Xperia XA2 – 141 watts/kg
• Oppo Reno 5G – 1,37 watts/kg
• Axon 11 5G – 1,59 watts/kg
• Motorola Edge – 1,79 watts/kg
• One Plus 6T – 1,55/kg

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção