Conecte-se conosco

Tecnologia

Cuidado! Usar a entrada USB do carro para carregar o celular pode ser uma armadilha

Confira por que carregar seus eletrônicos na entrada USB de automóveis pode não ser uma ideia tão boa assim.

Publicado

em

Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um celular. Alguns chegam a ganhar o aparelho de presente quando ainda são crianças, tornando o eletrônico um parceiro praticamente inseparável, não fosse por um detalhe: a bateria.

Assim, estamos sempre em busca de métodos para carregar a bateria do celular onde quer que estejamos, em tomadas instaladas em locais públicos, pedindo um favor para alguém em algum estabelecimento ou utilizando as entradas USB de carros e ônibus.

No entanto, conforme a Nacional Smart informou ao site Autopapo, utilizar o USB dos veículos pode acabar comprometendo o aparelho celular, que não foi feito com a ideia de carregar no carro em mente.

A empresa especialista em tecnologia diz que a melhor maneira de carregar o celular no veículo, caso não haja outra opção, é utilizar um carregador veicular de procedência e qualidade, devidamente homologado pela Anatel, órgão responsável pela fiscalização desse setor.

Assim, problemas como um curto-circuito na placa do aparelho celular são diminuídos, visto que um carregador veicular de marca e procedência desconhecida ou até mesmo um mero cabo USB poderiam trazer danos irreparáveis ao aparelho.

Existem alguns riscos muito comuns que podem ser associados à prática de carregar o smartphone no carro, entre eles:

  • Voltagem instável: pode reduzir a vida útil da bateria do celular;
  • Superaquecimento: pode trazer danos permanentes ao desempenho do celular e à própria bateria;
  • Corrente elétrica insuficiente ao utilizar o USB: pode tornar o tempo de carregamento mais longo, além de poder danificar o smartphone quando utilizado por longo prazo.

Isso porque, para carregar o celular no carro, é utilizada a bateria do veículo como fonte de energia para o aparelho, o que pode trazer danos irreversíveis ou complicados ao smartphone com o passar do tempo, caso seja utilizado em longo prazo.

Então, a recomendação é utilizar um carregador de procedência e confiança, de preferência em alguma tomada. Caso não seja possível, escolher um carregador veicular de qualidade, homologado pela Anatel, já que isso diminui muito os riscos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS