Agronegócio
Cultive sua própria rúcula orgânica: veja como plantar essa hortaliça na sua casa!
Contribuindo para uma alimentação saudável: aprenda a plantar sua própria rúcula em casa. Sua família vai adorar!
Cultivar sua própria rúcula orgânica em casa pode trazer diversos benefícios para você e sua família. Assim, você terá uma hortaliça fresca, saudável e saborosa para incrementar suas saladas, sanduíches, sopas e diversas outras receitas.
Plantar rúcula é muito fácil e não requer muito espaço ou cuidados especiais. Continue a leitura para aprender como cultivá-la no vaso, desde a escolha das sementes até a colheita.
Como plantar rúcula em casa?
A rúcula é uma planta da família Brassicaceae, a mesma da mostarda, do repolho e do brócolis. Ela tem folhas verdes e alongadas, com um sabor levemente picante e amargo e é rica em vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio, potássio e ferro.
A hortaliça prefere um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Para plantá-la, você pode usar uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca ou esterco de gado para adubar o solo. Pode também acrescentar um pouco de calcário para corrigir a acidez do solo, pois a rúcula gosta de um pH entre 6 e 7.
Opte por vasos na hora de plantar sua rúcula. Escolha um recipiente com pelo menos 15 cm de profundidade e com furos na parte inferior para facilitar a drenagem da água. Coloque uma camada de pedrinhas ou cacos de cerâmica no fundo do vaso e depois preencha com a mistura de terra adubada.
Como plantar as sementes?
A melhor época para plantar sua rúcula é entre o outono e o começo da primavera, já que nessa época as temperaturas estão mais amenas. Isso porque a hortaliça não tolera muito calor ou frio rigoroso.
Para plantar as sementes, faça pequenos buracos na terra do vaso com cerca de 0,5 cm de profundidade e espaçados entre 10 e 15 cm. Coloque uma ou duas sementes em cada buraco e cubra com uma pequena camada de terra. Regue com cuidado para umedecer o solo, mas sem encharcar.
Como cuidar da rúcula?
A rúcula é uma planta que não exige muitos cuidados, mas alguns tratos culturais são importantes para garantir uma boa produção. Regue a planta todos os dias pela manhã ou à noite, evitando molhar as folhas.
Sobre a colheita e consumo
A colheita da rúcula pode ser feita entre 30 e 40 dias após o plantio, dependendo da variedade escolhida, ou seja, seu crescimento é bem rápido. Consuma as folhas ainda frescas ou guarde-as na geladeira por até uma semana.
Esse tipo de hortaliça é muito versátil na cozinha, visto que combina com diversos pratos, salgados ou doces. Você pode usar a rúcula crua em saladas mistas com outras folhas verdes, tomate-cereja, queijo branco ou frutas secas, ou ainda optar por refogá-la em sopas, quiches, tortas ou omeletes.
Outra opção incrível é usar o alimento como recheio de sanduíches ou pizzas.
-
Saúde2 dias atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia2 dias atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
MEI2 dias atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual
-
Mundo2 dias atrás
Principal destino de Portugal terá aumento de 50% nas taxas turísticas
-
Política2 dias atrás
Veja quais os benefícios de ser mesário nas eleições
-
Investimentos1 dia atrás
3 ações brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar cebolinha (Allium schoenoprasum) em vasos na sua casa
-
Agronegócio22 horas atrás
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): como fazer a rega corretamente?