Conecte-se conosco

Agronegócio

Cuma? Descubra mais sobre o urucum e suas inúmeras utilidades

Com propriedades medicinais, o urucum pode ser utilizado como remédio, como quanto tempero ou até mesmo corante natural.

Publicado

em

O urucum, do tupi uruku, que significa “vermelho”, é uma fruta que cresce no urucuzeiro, árvore nativa da América Tropical e pertencente à espécie Bixa orellana. O pé de urucum pode chegar até 6 metros de altura e traz um fruto inconfundível, de aparência diferenciada, vez que se encontra envolto por uma camada coberta por espinhos e guarda em seu interior as preciosas sementes.

Delas, é extraído um corante usado na indústria têxtil para tingir tecidos e na culinária para realçar a cor dos alimentos. Desse modo, conheça as principais propriedades e utilidade do urucum.

Propriedades medicinais

O urucum é rico em antioxidantes, incluindo carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, compostos que ajudam a neutralizar moléculas potencialmente prejudiciais conhecidas como radicais livres, que podem danificar as células e levar ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Além disso, a planta apresenta propriedades antimicrobianas e a capacidade de proteção contra raios UVA e UVB e significativo poder de cicatrização.

Por ser fonte de compostos da família da vitamina E chamados tocotrienóis, o urucum contribui ainda para a redução do colesterol, bem como alívio de dores de estômago e problemas respiratórios.

Por fim, é rico em carotenoides, e, por isso promove a saúde ocular, evitando a degeneração macular relacionada à idade.

Utilidades

O urucum é uma planta muito versátil e que apresenta diferentes utilidades, podendo ser empregue tanto como remédio, como quanto tempero ou até mesmo corante natural.

Como remédio, o extrato das folhas de urucum é capaz de eliminar fungos, principalmente Candida albicans e Aspergillus niger, além de bactérias.

Além disso, das sementes é extraído um corante usado na indústria têxtil para tingir tecidos.

Já na culinária, a trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.

Agora que você já sabe das propriedades e utilidades dessa espécie, que tal incluí-la na sua rotina? Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS