Conecte-se conosco

Economia

Dados de atividade no 4TRI21 continuam mostrando sinais positivos, diz Genial

Houve crescimento de 1,4% do setor serviços entre dezembro e novembro

Publicado

em

Crédito: Invest Exame

Os dados de atividade no quarto trimestre de 2021 continuaram mostrando sinais positivos, segundo a Genial Investimentos.

Conforme a corretora, houve crescimento de 1,4% do setor serviços entre dezembro e novembro e 10,9% em 2021 e o IBC-Br, que é o índice de atividade calculado pelo Banco Central e antecipa o comportamento do PIB mensal, mostrou crescimento de 0,33% em dezembro em relação a novembro e 4,5% em 2021.

“Com estes dados, nossa previsão é que o PIB do Brasil em 2021 tenha tido um crescimento de 4,7%. Por outro lado, a taxa de inflação, conforme medida pelo IPCA, apresentou um comportamento misto”, disse.

E acrescentou que de um lado mostrou variação de 0,54% no mês de janeiro, a terceira desaceleração mensal consecutiva. Por outro lado, os aumentos de preços continuam generalizados, com 73% dos produtos apresentando aumento, a expectativa para a inflação de fevereiro é de aceleração e os núcleos continuam elevados.”

Cenário internacional

Ainda de acordo com a Genial, o cenário internacional teve comportamento negativo na semana. A taxa de inflação nos Estados Unidos acelerou para 0,6% no mês de janeiro, contra expectativas de 0,4% e 7,5% em termos anuais, expectativa de 7,2%, um salto de 0,5 pontos de porcentagem em relação a dezembro e o maior nível desde 1982.

Com isto, o Federal Reserve (Fed) começam a falar em iniciar o processo de aumento das taxas de juros em março com um reajuste de 0,5 p.p. em lugar dos 0,25 p.p. esperados anteriormente, e iniciar a venda de ativos financeiros no mercado já no segundo trimestre de 2021.

Enquanto isso, a tensão entre Rússia e Estados Unidos decorrente das ameaças de invasão da Ucrânia por parte da Rússia se intensificaram no final da semana. Apesar deste cenário internacional delicado, os ativos financeiros brasileiros tiveram a quinta semana consecutiva de comportamento positivo, com valorização do real e dos preços das ações. Até quando?

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS