Economia
Datas comemorativas: Black Friday ou Natal, qual é melhor para comprar?
Pesquisa realizada pela Promobit avaliou 16.355 promoções do final de 2019, entre 25 de novembro e 1º de dezembro, assim como 17 e 26 de dezembro.
O final de ano é uma esperança para o aquecimento do comércio, especialmente no cenário da pandemia de Covid-19, com duas grandes datas comemorativas, a Black Friday e o Natal. Inclusive, a Black Friday 2020 ocorre na próxima sexta-feira, 27, e se for similar à de 2019, deve reunir mais promoções do que nas festas natalinas.
Um levantamento exclusivo da Promobit, feito com 16.355 promoções do final do ano passado, verificou que o número de ofertas na Black Friday foi aproximadamente três vezes superior aos anúncios de Natal. A pesquisa avaliou os períodos compreendidos entre 25 de novembro e 1º de dezembro, assim como 17 e 26 de dezembro.
“O comércio eletrônico tem cada vez mais se programado para a data, tentando já antecipar as compras de fim de ano e quem ganha é o consumidor que estiver atento a isso”, afirma o head de atendimento da Promobit, Fabio Carneiro. A companhia atua como uma comunidade, em que os clientes sinalizam as promoções e eles verificam quais são realmente reais para autorizar a publicação.
Ainda que se tenha um alto quantitativo de promoções na Black Friday, outro especialista no assunto destaca a relevância de não acreditar em todas elas. “Sempre vale a pena checar o histórico de preços e comparar o produto desejado para pagar um produto justo”, recomenda o gerente de produtos do comparador de preços Comparaí, Adan Renó.
Em conjunto, as categorias com mais ofertas na Black Friday são moda masculina (630), moda feminina (585) e informática (524). Por outro lado, no Natal, as categorias se alteram, ficando informática na liderança (269), na sequência, games (267) e moda feminina (173).
Além dessas, o estudo elencou as top ofertas, nas quais os preços foram inferiores ao histórico do produto. Durante a Black Friday de 2019, as categorias mais bem classificadas foram: informática (246), eletrônicos, áudio e vídeo (177) e smartphones, tablets e telefones (166).

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças16 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas20 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia6 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças11 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas