Economia
Datas comemorativas: Black Friday ou Natal, qual é melhor para comprar?
Pesquisa realizada pela Promobit avaliou 16.355 promoções do final de 2019, entre 25 de novembro e 1º de dezembro, assim como 17 e 26 de dezembro.
O final de ano é uma esperança para o aquecimento do comércio, especialmente no cenário da pandemia de Covid-19, com duas grandes datas comemorativas, a Black Friday e o Natal. Inclusive, a Black Friday 2020 ocorre na próxima sexta-feira, 27, e se for similar à de 2019, deve reunir mais promoções do que nas festas natalinas.
Um levantamento exclusivo da Promobit, feito com 16.355 promoções do final do ano passado, verificou que o número de ofertas na Black Friday foi aproximadamente três vezes superior aos anúncios de Natal. A pesquisa avaliou os períodos compreendidos entre 25 de novembro e 1º de dezembro, assim como 17 e 26 de dezembro.
“O comércio eletrônico tem cada vez mais se programado para a data, tentando já antecipar as compras de fim de ano e quem ganha é o consumidor que estiver atento a isso”, afirma o head de atendimento da Promobit, Fabio Carneiro. A companhia atua como uma comunidade, em que os clientes sinalizam as promoções e eles verificam quais são realmente reais para autorizar a publicação.
Ainda que se tenha um alto quantitativo de promoções na Black Friday, outro especialista no assunto destaca a relevância de não acreditar em todas elas. “Sempre vale a pena checar o histórico de preços e comparar o produto desejado para pagar um produto justo”, recomenda o gerente de produtos do comparador de preços Comparaí, Adan Renó.
Em conjunto, as categorias com mais ofertas na Black Friday são moda masculina (630), moda feminina (585) e informática (524). Por outro lado, no Natal, as categorias se alteram, ficando informática na liderança (269), na sequência, games (267) e moda feminina (173).
Além dessas, o estudo elencou as top ofertas, nas quais os preços foram inferiores ao histórico do produto. Durante a Black Friday de 2019, as categorias mais bem classificadas foram: informática (246), eletrônicos, áudio e vídeo (177) e smartphones, tablets e telefones (166).

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]