Commodities
De olho no leite em pó: produtores rurais na mira do governo
Descubra as recentes movimentações do governo em relação ao leite em pó produzido por agricultores rurais.
Em um país como o nosso, em que a pecuária desempenha um papel fundamental na economia e no abastecimento alimentar, as atenções se voltam para as mudanças que estão sendo discutidas em um setor tão importante para a nação e os próprios produtores.
O leite é uma das commodities mais essenciais por aqui, encontrando seu caminho em nossas mesas sob diversas formas, incluindo o controverso leite em pó.
Governo quer comprar leite em pó
Desde a redução das taxas de importação do leite e de demais produtos lácteos, que foi instituída ainda no governo Bolsonaro, as compras externas desses alimentos e produtos aumentaram, o que fez com que a cadeia leiteira brasileira desvalorizasse bastante.
Como se não bastasse, os custos e preços dos insumos continuam bastante elevados, em níveis históricos, para ser mais específico, mesmo com a redução atual das cotações dos grãos, como o próprio milho que é utilizado para alimentação animal. Assim, as margens da pecuária leiteira estão cada vez mais sob pressão.
Com tudo isso em mente, a indústria e os próprios pecuaristas se uniram, visando solicitar apoio do governo federal, que, por sua vez, começa a dar passos nessa direção. Na última semana, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, divulgou que o governo irá adquirir leite em pó a preços de varejo.
Com essa medida emergencial, a administração federal demonstra um auxílio importante para os produtores nacionais, muitas vezes agricultores familiares, que atualmente enfrentam muita dificuldade, principalmente com a concorrência de demais países do Mercosul.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reuniram 200 milhões de reais como recurso para fomentar a comercialização do leite em pó, que deverá ser distribuído em programas sociais e merendas escolares.
Em entrevista para a revista Exame, Fávaro afirmou:
“A medida pretende apoiar os preços do leite para dar rentabilidade às cooperativas e aos produtores. O produto será distribuído na merenda escolar e nos programas sociais.”

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga