Conecte-se conosco

Commodities

De olho no leite em pó: produtores rurais na mira do governo

Descubra as recentes movimentações do governo em relação ao leite em pó produzido por agricultores rurais.

Publicado

em

Minerva Foods informa que subsidiária Athena Foods continua atendendo a China

Em um país como o nosso, em que a pecuária desempenha um papel fundamental na economia e no abastecimento alimentar, as atenções se voltam para as mudanças que estão sendo discutidas em um setor tão importante para a nação e os próprios produtores.

O leite é uma das commodities mais essenciais por aqui, encontrando seu caminho em nossas mesas sob diversas formas, incluindo o controverso leite em pó.

Governo quer comprar leite em pó

Desde a redução das taxas de importação do leite e de demais produtos lácteos, que foi instituída ainda no governo Bolsonaro, as compras externas desses alimentos e produtos aumentaram, o que fez com que a cadeia leiteira brasileira desvalorizasse bastante.

Como se não bastasse, os custos e preços dos insumos continuam bastante elevados, em níveis históricos, para ser mais específico, mesmo com a redução atual das cotações dos grãos, como o próprio milho que é utilizado para alimentação animal. Assim, as margens da pecuária leiteira estão cada vez mais sob pressão.

Com tudo isso em mente, a indústria e os próprios pecuaristas se uniram, visando solicitar apoio do governo federal, que, por sua vez, começa a dar passos nessa direção. Na última semana, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, divulgou que o governo irá adquirir leite em pó a preços de varejo.

Com essa medida emergencial, a administração federal demonstra um auxílio importante para os produtores nacionais, muitas vezes agricultores familiares, que atualmente enfrentam muita dificuldade, principalmente com a concorrência de demais países do Mercosul.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reuniram 200 milhões de reais como recurso para fomentar a comercialização do leite em pó, que deverá ser distribuído em programas sociais e merendas escolares.

Em entrevista para a revista Exame, Fávaro afirmou:

“A medida pretende apoiar os preços do leite para dar rentabilidade às cooperativas e aos produtores. O produto será distribuído na merenda escolar e nos programas sociais.”

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS