Conecte-se conosco

Agronegócio

Dê um ‘up’ na sua hortinha cultivando tomilho! Veja como é fácil e prático

Muito prático, o tomilho pode ser cultivado em vasos, de forma bem simples. A especiaria pode ser usada como condimento na culinária.

Publicado

em

O tomilho é um subarbusto aromático, comumente utilizado na culinária como tempero. Apresenta sabor picante e é uma especiaria que vale a pena ter no jardim, pois além de enfeitar os canteiros, faz bem à saúde. Ademais, seu cultivo pode se dar de forma bem simples e prática, bastando, para isso, que sejam observadas algumas dicas do plantio tradicional. Quer aprender? Então fique atento ao passo a passo para realizar o cultivo do tomilho em vasos. Mãos à obra!

Reprodução: Freepik

Plantio

O tomilho é uma erva rústica que precisa de alguns poucos cuidados. Deve ser plantado em solo arenoso e bem drenado, e em locais que recebam pelo menos quatro horas de luz solar todos os dias.

O plantio de tomilho pode ser feito a partir de sementes. Neste caso, plante-as em uma sementeira e, quando as mudas atingirem 10 cm de altura, transplante-as para o local definitivo. Outro jeito muito simples é fazer a propagação por meio de estacas, arrancando um ramo de uma planta adulta saudável e bem desenvolvido. Aí é só plantar na terra e esperar enraizar.

Para o transplante em vasos, escolha um recipiente de, no mínimo, 15 cm de profundidade, que apresente orifícios de drenagem. Coloque pedriscos no fundo e depois preencha com o substrato.

O tomilho é bastante tolerante ao calor tropical, mas nos primeiros dias após o plantio, é necessário fazer regas frequentes e manter o solo úmido. Conforme ele for crescendo, pode-se ir diminuindo as regas gradativamente, aguando apenas quando o solo estiver seco.

Apesar de o tomilho ser pouco exigente quanto à adubação, a recomendação é fazê-la, de preferência, com compostos orgânicos.

Quando o tomilho estiver com 15 cm – o que acontece cerca de 60 dias no caso do plantio por sementes -, os ramos já podem ser podados e utilizados para consumo. Corte-os com uma tesoura e jamais arranque apenas as folhas, pois isso danifica a planta.

Vale ressaltar que essa especiaria pode ser usada não só como condimento na culinária, mas também em óleos essenciais, extratos e infusões, já que o tomilho apresenta propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antissépticas e expectorantes. Além disso, funciona como ótimo aromatizador natural de ambientes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS