Conecte-se conosco

Criptomoedas

Deepfake: golpistas usam imagem de Elon Musk para roubar investidores

O empresário bilionário e dono da SpaceX e Tesla é um amante das criptomoedas. Confira a matéria e entenda o golpe!

Publicado

em

Você sabe o que é deepfake? É uma técnica de inteligência artificial usada para combinar a fala qualquer vídeo já existente. A imagem do empresário Elon Musk tem sido utilizado em vídeos criados com a técnica deepfake para enganar os investidores de criptomoedas e roubar seu dinheiro.

Veja também: Elon Musk vem ao Brasil e anuncia novos projetos com o governo

Através dessa técnica é possível alterar imagens de um vídeo para encaixar as expressões faciais com a voz humana. A plataforma de criptomoedas BitVex utilizou essa técnica para passar mais autenticidade a sua plataforma e chamar investidores, conforme as informações do site Bleeping Computer.

O serviço é classificado como uma plataforma de investimentos criada por Elon Musk que utiliza a inteligência artificial criada pelos melhores matemáticos da Tesla, empresa de carros elétricos. Porém, tudo isso é falso e Musk nunca teve envolvimento com a BitVex.

Por que escolheram a imagem de Musk?

O empresário bilionário e dono da SpaceX e Tesla é um amante das criptomoedas e muitos tweets que ele faz são sobre o Bitcoin, que é a criptomoeda mais famosa.

O valor da ‘‘moeda meme’’, denominada Dogecoin, foi criada a partir de uma imagem de um cachorro aumentou exponencialmente depois que Elon Musk a apoiou. O empresário chegou a dizer que a Tesla aceitaria a moeda como pagamento.

Os fraudadores da Bitvex se aproveitaram da popularidade de Elon Musk para aplicar o golpe, enganar os investidores e lucrarem.

As deepfakes

Para conseguir passar alguma credibilidade de autenticidade ao site e fazer a promoção de suas moedas digitais, os criminosos utilizaram entrevistas reais de Elon Musk e as alteraram com deepfake.

Nas entrevistas, são editadas a voz e os movimentos do rosto do empresário para que ficasse mais autêntico. Foi publicado na plataforma da Vimeo, um trecho desse material em que mostra o depoimento criado, de forma digital, por cima da entrevista original de Elon Musk.

Existem exemplos de deepfakes que são ficam muito reais e muitos usuários não percebem que os vídeos são fraudulentos.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS