Tecnologia
Defesa Juvenil: TikTok Cerca Temas Nocivos à Saúde Mental!
Plataforma dificultará a chegada de determinados assuntos a menores de 18 anos. Além disso, exigirá a marcação em postagens falsas.
O TikTok anunciou uma leva de mudanças que serão implementadas na plataforma. Dentre elas, destaca-se a nova política diante de assuntos e conteúdos delicados que podem gerar consequências para a saúde mental de adolescentes.
Temas como perda de peso, cirurgias estéticas e outros serão submetidos a um filtro de restrição e controle de idade. A decisão foi anunciada na última terça-feira (21).
A plataforma, bastante popular entre os jovens, tem sido alvo de uma série de questionamentos ao redor do mundo e tenta aprimorar as regras de privacidade para corresponder à pressão da melhor forma.
Justiça
No Brasil, por exemplo, o pai de um menor de 18 anos chegou a processar o TikTok, alegando descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para ele, o aplicativo exibia conteúdos sensíveis, sem qualquer filtro.
Seguindo a mesma linha, em 2022, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) chegou a determinar a retirada de determinados vídeos da plataforma.
Nos Estados Unidos e em países da União Europeia, o TikTok vem sofrendo pressão política, com ameaça de banimento e proibição definitiva. Nesses países, no entanto, o argumento é de que a plataforma propicia a espionagem do governo chinês.
Novas regras
As novas mudanças na plataforma passarão a vigorar a partir do dia 21 de abril. O aplicativo usará inteligência artificial para identificar menores que tentam enganar o algoritmo a partir do uso de dados de outras pessoas.
O TikTok informou que diminuiu a circulação de conteúdos inapropriados, relacionados a temas como perda de peso, distúrbios alimentares, automutilação e até suicídio.
A mudança prevê que perfis que publicarem temas sensíveis deixarão de ser sugeridos na aba “para você”. Além desses citados acima, entram ainda no radar da plataforma posts sobre sexo e exposição do corpo.
Combate às deepfakes
Outra medida anunciada pela plataforma tem a ver com os processos eleitorais. A intenção do TikTok é diminuir o alcance das chamadas mídias sintéticas, ou seja, conteúdos alterados por inteligência artificial.
Se desejarem circular no aplicativo, esses posts precisarão ter a indicação de “falso, irreal ou sintético”. Essa informação deverá ser colocada na legenda ou nas hashtags.
A medida visa controlar, por exemplo, publicações que adulteram o rosto das pessoas ou que as inserem em cenas mentirosas. Em caso de descumprimento, o alcance da publicação será reduzido significativamente.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças15 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças8 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política13 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações