Conecte-se conosco

Política

DEM e PSL se fundem em novo partido, o União Brasil

Se for aprovada pelo TSE, legenda terá a maior bancada da Câmara dos Deputados e a quarta maior do Senado Federal.

Publicado

em

Os partidos DEM e PSL confirmaram nesta quarta-feira, 6, a fusão das duas legendas. Batizado de União Brasil, o novo partido usará o número 44 e formará o maior do país em número de representantes.

Leia mais: Reformas dão lugar à convocação de Guedes e Neto na Câmara

A fusão ainda depende da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que segundo o DEM deve levar cerca de três meses para ocorrer.

Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e da Previdência e filiado ao DEM, foi contra a decisão de unir os partidos e pediu para que seu voto constasse na ata da convenção.

Embora o processo deva realmente formar o maior partido brasileiro, ela também pode acarretar na saída de vários filiados das duas legendas, até mesmo de congressistas. Mesmo assim, o União Brasil possivelmente ficará com a maior bancada da Câmara dos Deputados.

Atualmente, o DEM tem 28 deputados e 6 senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Já o PSL conta com 54 deputados e 2 senadores.

Se ninguém deixar o novo partido, ele ficará com um total de 82 deputados e 8 senadores. O PT, que tem 53 deputados, passaria a ter segunda maior bancada da Câmara. Já no Senado, o União Brasil ocuparia a quarta maior bancada, atrás de MDB, PSD e Podemos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS