Finanças
Depressão pode ser motivo para solicitar auxílio-doença e aposentadoria?
Esses dois benefícios podem ser destinados a pessoas com depressão. Confira quais são os requisitos e como solicitá-los!
Pessoas que estão incapacitadas de trabalhar, temporariamente ou permanentemente, por motivo de doenças podem solicitar dois benefícios importantes do Instituto Nacional do Seguro Social: o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.
As doenças não necessariamente precisam ser apenas físicas, as doenças mentais também são consideradas, haja vista que o corpo e a mente dependem um do outro para funcionar plenamente.
Dentre as doenças mentais que garantem esses benefícios, está a depressão, que é uma doença que acomete milhões de brasileiros atualmente. A escolha de qual benefício você irá receber depende da sua condição de saúde atual.
Geralmente, pessoas com depressão conseguem ter acesso ao auxílio-doença, no entanto, em casos mais graves é concedida a aposentadoria por invalidez.
Além disso, é importante deixar claro que outras doenças psiquiátricas também podem te dar o direito de se afastar do trabalho de maneira remunerada. Entre elas, estão:
- episódios depressivos;
- outros transtornos ansiosos;
- transtorno depressivo recorrente;
- transtorno afetivo bipolar;
- transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas;
- “reações ao estresse grave e transtornos de adaptação”.
Como saber se posso receber algum desses benefícios do INSS?
Para receber qualquer benefício oferecido pelo INSS, é preciso atender aos critérios pré-definidos pelo instituto. Para receber o auxílio-doença, uma pessoa com depressão deve possuir uma carência mínima de 12 meses, estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacitá-la, estar temporariamente incapaz de exercer atividades laborais.
Além disso, a incapacidade deve ser comprovada por meio de um laudo médico pericial.
Já para conseguir a aposentadoria por invalidez, a pessoa também deve ter uma carência de um ano, estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença a incapacita, estar recebendo benefícios previdenciários e ser incapaz permanentemente de trabalhar.
Como pedir os benefícios do INSS?
Para pedir seu benefício do INSS, basta você seguir os passos a seguir: primeiro, é necessário que você acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo de celular também chamado Meu INSS na sua loja de aplicativos.
Posteriormente, faça o login com sua conta gov.br ou crie uma senha, caso não tenha acesso. Em seguida, toque em “Agendar Perícia” e depois em “Perícia Inicial”.
Após isso, será preciso que você informe todas as suas documentações pessoais, confirme e avance. Por fim, preencha os dados de contato, anexe os documentos clicando no “+” e avance até finalizar o pedido.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%